TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento do empreendedorismo

Projeto de pesquisa: O surgimento do empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

Empreendedorismo

1.1 A origem

A palavra empreendedorismo vem do francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa de novo.

1.2 O surgimento do Empreendedorismo:

O empreendedorismo refere-se ao processo de “criar alguma coisa diferente pela dedicação do tempo e esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais, recebendo as recompensas na foram de satisfação monetária e pessoal” ou seja, o surgimento de novos negócios bem como a ampliação de outros. Um novo empreendimento surgirá das demandas de oportunidades e necessidades ocasionais, existem também o surgimento através das funções de habilidades, conhecimentos técnicos ou de contatos dos vários ramos de atividades.

O empreender normalmente é concretizado por quatro formas;

1º Montagem de um empreendimento;

2º Compra de uma empresa em funcionamento;

3º Inclusão de sociedade em um novo empreendimento;

4º Iniciação de sociedade em um empreendimento já em funcionamento.

1º Montagem de um empreendimento:

É quando um empreendedor possui uma ideia e resolve implementa-la.

2º Compra de uma empresa em funcionamento:

É quando um empreendedor resolve adquirir uma empresa já em funcionamento

3º Inclusão de sociedade em um novo empreendimento:

É quando o empreendedor possui a ideia, mas não possui recursos financeiros para aplicar, então ele procura alguma pessoa que possua esses recursos.

4º Iniciação de sociedade em um empreendimento já em funcionamento:

Nesse caso existem varias formas, onde o empreendedor poderá ter conhecimento do ramo de atividade da empresa e procurar uma para entrar em sociedade, ou alguma empresa está precisando capitalizar e procura alguém com disponibilidade financeira para ingressar na sociedade ou a empresa quer ampliar ou modificar seu ramo de atuação e convida um empreendedor para fazer parte dessa sociedade.

1.3 O empreendedor

Empreendedor é a energia da economia e não somente o fundador de novas empresas ou construtor de novos negócios é aquele que tem o desejo de realizar, executar e fazer a diferença em uma empresa. Empreendedores são pessoas que possuem um intenso desejo de realização e que a combinação entre a necessidade de realização e as características comportamentais são fundamentais para a formação do perfil de um empreendedor.

As principais características de um empreendedor são:

1 – Senso de oportunidade: sabem explorar aso máximo as oportunidades, as boas ideias são geradas daquilo que todos veem, mas que não identificaram algo pratico para transforma los em oportunidade por meios de informações e dados.

2 – Visionários: são aqueles que visam o futuro e colocam em pratica para alcança lo.

3 – Dominância: é aquele que sempre tem o domínio da situação, tanto interna quanto externa do seu negocio, como conhece bem seu empreendimento, não sente receio em tomar decisões.

4 – Agressividade e energia para realizar: são determinados e dinâmicos, implementam ações com total comprometimento, atropelam adversidades ultrapassando obstáculos, com imensa vontade de fazer acontecer, por serem sempre dinâmicos não se conformam com a rotina.

5 – Autoconfiança: são aqueles que sabem tomar decisões e não se sentem inseguros, tomam decisões certas nas horas certas principalmente no momento da adversidade.

6 – Otimismo: são aqueles apaixonados pelo que fazem, adoram o trabalho que realizam e isso é o principal combustível que o deixam autodeterminados, tornando eles os melhores vendedores de seus produtos, fazendo assim com que sempre visualizem o sucesso e jamais o fracasso.

7 – Dinamismo: são aqueles que possuem conhecimento e que sempre procuram aprender, pois quanto maior for o domínio do negocio maior será a sua chance de sucesso, esse conhecimento vem da experiência pratica ou de cursos de especialização.

8 – Independência: são aqueles que são independentes e constroem o próprio destino, não querem ser empregados mas sim empregadores.

9 – Persistência: são os que utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com geração de empregos, dinamizando a economia e inovando sempre em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.

10 – Flexibilidade e resistência a frustações: mesmo com o planejamento efetuado, sabem que em determinados momentos tenha a necessidade de corrigir ou alterar os rumos traçados.

11 – Criatividade: são aqueles que fazem a diferença, pois transformam algo de difícil definição ou uma ideia abstrata em algo concreto, transformando o que é possível em realidade.

12 – Propensão ao risco: aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com