TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ácido Etileno DiaminoTetrocético (EDTA)

Tese: O ácido Etileno DiaminoTetrocético (EDTA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

O ácido Etileno DiaminoTetrocético (EDTA)

1. Quelante

Por Dicionário inFormal (SP) em 10-07-2012

A palavra quelante é de origem do grego -chele- que significa "pinça" ou "garra".

Assim é, todo agente utilizado para capturar, transportar e/ou eliminar substâncias (principalmente metais) do organismo.

No tratamento de envenenamentos metálicos por Pb (chumbo), Hg (mercúrio) ou outros elementos, agentes quelantes são administrados para "seqüestrar" os íons metálicos, formando quelatos que possibilitam sua eliminação pelo organismo. Este tipo de tratamento para eliminação de metais tóxicos é às vezes denominado quelação.

EDTA (do inglês Ethylenediaminetetraaceticacid) ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íonsmetálicos. Entre eles estão magnésio e cálcio, em valores de pH acima de 7 e manganês, ferro(II), ferro(III), zinco, cobalto, cobre(II), chumbo e níquel em valores de pH abaixo de 7.2 O EDTA é um ácido que atua como ligantehexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação, a saber: através de quatro ânions carboxilato (-COO-), após a saída dos 4H+ dos grupos carboxílicos, e também através dos dois N.

Além de afastar as fontes de contaminação, atualmente, tem-se feito o tratamento da intoxicação por manganês com a levodopa e quelação com EDTA. O primeiro reabastece o déficit de dopamina, uma vez que há depleção desse neurotransmissor nos núcleos cerebrais, levando inicialmente à melhora dos sintomas; todavia, a resposta ao tratamento reduz drasticamente dentro de 2 a 3 anos após o início do mesmo. Já a quelação leva a uma redução da concentração sanguínea de manganês, porém os sintomas permanecem quase que inalterados, fato que levanta discussão sobre a eficácia dessa forma de tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com