TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS

Monografias: OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

TEORIA DA CONTABILIDADE

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS

Prof° Silvana Teves

Campo Grande – MS

Setembro - 2013

Introdução

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

Desenvolvimento

A contabilidade é um sistema de informação, na qual seus usuários promovem demonstrações e analise de forma econômica, financeira, física e de produtividade. A forma econômica tem sua base em demonstrações, em resultados de exercícios, capital e patrimônio. A forma financeira são os fluxos de caixa, capital de giro, balanços patrimoniais, etc. A forma física são quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários, entre outros. A forma de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc. Os usuários também são de extrema importância nessa avaliação, eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas que estão interessados, na evolução de uma empresa.

Como é uma ciência social, a contabilidade muda de acordo com a evolução das entidades, mas a metodologia de medir e quantitativa é precisa. Com essa visão social, ela auxilia os administradores e acionistas nas tomadas decisões, pois os permitem avaliar a situação financeira e econômica de maneira que possam interferir sobre as tendências futuras da mesma.

Em entrevista com o doutor e empresário Marcos Maki, ele nos diz que visa estabelecer um relacionamento muito eficaz e importante, com a empresa a qual é responsável pela área contábil do laboratório, do qual é sócio, o que é essencial, pois o auxilia com informações muito precisas e essenciais para o desenvolvimento da empresa.

Assim como uma organização, nós sempre devemos organizar a nossa vida financeira, como de uma empresa, primeiramente devemos ter metas e objetivos, sem eles não podemos ter visão no futuro, e assim aproveitar nosso dinheiro de forma que não venhamos nos arrepender.

Se montarmos uma planilha onde colocar os gastos e despesas, iremos ter uma noção de forma abrangente o que é não é necessário investir, essa é a melhor forma de administrar nosso dinheiro.

Uma empresa sem visão não sai do lugar, ela não viverá por muito tempo e ao invés de lucros, receberá dividas. A mesma coisa acontece conosco, se não pouparmos para conseguir algo, nunca chegaremos a uma meta especifica. Como um cidadão, possuímos objetivos, como por exemplo, um carro ou uma casa própria, porém para sustentarmos esse sonho devemos nos agregar a empregos, onde possamos suprir essa necessidade, da mesma maneira que uma organização que deseja alcançar um determinado nível de clientes, busca divulgar seu trabalho, buscando crescimento para atingir níveis cada vez mais altos.

Para conseguirmos alcançarmos tais metas, precisamos buscar estar atualizados, pois hoje o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, do mesmo modo que uma empresa, ela precisa conhecer seus clientes para conquistá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com