TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA – CIEP

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

CENTRO DE EDUCAÇÃO

OBSERVAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA – CIEP

Rachel Marchezan Rodrigues

Alegrete, 2016

INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é conhecer a gestão da escola básica; analisar fatos e dados; relacioná-los com os conteúdos da disciplina ADE 1000.

        A escola escolhida para a observação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romário Araújo de Oliveira, na cidade de Alegrete. O foco principal foi a Educação de Jovens e Adultos, no período da noite. Após a observação foi constatado o pequeno número significativo de alunos e o problema o qual será investigado será: “O que leva a evasão escolar na EJA?”

        O único regimento escolar em vigência atualizado é o do EJA. Dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio, estão em fase de reestruturação.

        Objetivo da escola: “Proporcionar vivências coerentes com a realidade, visando um aprimoramento do cidadão para que ele desenvolva práticas conscientes, responsáveis e comprometidas com o conteúdo social.”

        Filosofia da escola: “Proporcionar práticas conscientes, contribuindo para a formação do cidadão.”

DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS        

        No dia 07 de novembro de 2016 foi realizada uma visita na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romário Araújo de Oliveira, localizada na Rua Afonso Medeiros, 784, no município de Alegrete. A escola é bastante ampla, atende cerca de 700 alunos nos três turnos de funcionamento. Conta com uma área bastante grande, pátio, pracinha, sala de computação, biblioteca, refeitório, ginásio esportivo e não possui sala de atendimento especializado.

        Foi realizada uma única visita na Escola devido ao conhecimento da aluna sobre ela, pois sua mãe trabalha nesta escola a 16 anos, a aluna já estudou nela e desde pequena sempre a frequentou. Este trabalho foi feito em forma de questionário, após respondido, respostas foram analisadas e selecionadas as melhores; os resultados foram os seguintes:

EDUCADORES

  1. O que acha do salário? Justifique.

O salário foi reajustado no governo anterior e ainda não foi recebido o piso. O governo atual congelou e parcelou o salário dos professores, o que tirou a dignidade dos professores que não conseguem sobreviver com o fruto do seu trabalho.

  1. Tem participado dos estudos de formação continuada? Como?

Sim. A grande maioria sempre está em busca de novos conhecimentos, participando de seminários, cursos, simpósios, tanto como ouvintes como palestrantes. Algumas professoras ainda fazem mestrado fora da cidade.

  1. Há sala de atendimento especializado? Em que condições?

      Não consta sala de atendimento especializado nesta escola.

  1. Há estudos de recuperação paralela? Como são efetuados?

Sim. São feitos nos horários regulares de aula, o professor retoma os conteúdos, faz revisões antes de aplicar uma nova avaliação.

  1. Há materiais multimídia para favorecer a aprendizagem? Quais?

Sim. Há alguns recursos: televisão, datashow, laboratório de multimídia, wifi. Conta com uma rede de internet muito boa em toda a extensão da escola, os alunos fazem uso nos seus celulares para pesquisar, navegar...

  1. Você observa atitudes de violência ou indisciplina na escola? Justifique.

A escola não apresenta elevado índice de violência, mas existe sim.

  1. Os alunos se dedicam nas aulas? Há empenho visível? Justifique.

A indisciplina é percebida em alunos que não têm boa estrutura familiar, que precisam cuidar de irmãos, foram abandonados pelos pais, ficam muito sozinhos em casa. Há pouco interesse e empenho por parte dos alunos, percebe-se pouquíssima motivação. Raros tem horários de estudo e gostam de estudar. Não fazem temas, raramente cumprem prazos para entrega de trabalhos.

EQUIPE DIRETIVA

  1. O que acha do salário e gratificações? Justifique.

O básico da categoria está muito defasado e o salário acaba sendo uma decorrência da falta de seriedade dos governos em cumprir com as conquistas dos profissionais da educação como pagamento do piso e muitas outras conquistas que acabam na justiça, há uma negação instituída quanto aos direitos e respeito. Além disso o atual governo superou-se com o sistema de parcelamento do salário dos profissionais da educação. Quanto as gratificações, é muitas vezes ilusão.

  1. Tem participado dos estudos de formação continuada? Como?

Sim. Reuniões de estudos.

  1. Há estudos de recuperação paralela? Como são efetuados?

Na EJA a recuperação é realizada ao longo do semestre, com atividades complementares.

  1. Como constam no PPP os estudos de recuperação paralela?

Os estudos de recuperação são paralelos ao ano letivo, perante o diagnóstico realizado por cada educador (a), buscando-se uma metodologia diferenciada, sendo aulas presenciais, em atendimento coletivo ou individual, dependendo de cada situação. As atividades de recuperação das aprendizagens são registradas no diário de classe.

  1. Há materiais multimídia para favorecer a aprendizagem? Quais?

Sim. Televisão, computadores e são excelentes recursos utilizados por professores e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com