TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tragédia, Drama ou Arte: Literatura, um retrato da disciplina no Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa de Aral Moreira-MS.

Por:   •  13/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.022 Palavras (21 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 2][pic 3]

Edevagno Pereira da Silva

Tragédia, Drama ou Arte: Literatura, um retrato da disciplina no Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa de Aral Moreira-MS.

Aral Moreira

2018

[pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 5][pic 6]

Edevagno Pereira da Silva

Tragédia, Drama ou Arte: Literatura, um retrato da disciplina no Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa de Aral Moreira-MS.

Artigo Científico apresentado Faculdade de Educação, Curso de Letras do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, para obtenção do Grau de Graduado em Letras, sob orientação do(a)Professor(a) Rute de Souza Josgrilberg.

Aral Moreira

2018


RESUMO: O presente artigo visa expor a realidade da disciplina de literatura no Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa, de Aral Moreira – MS. Quando olhamos para a educação e o ensino da literatura hoje, vemos uma lacuna dentro do próprio currículo escolar provocada pelas reformas propostas pelos governos, retirando a Literatura do currículo como disciplina e incorporando-a na disciplina de Língua Portuguesa. Porém o principal objetivo é identificar autores de tendências contemporâneas, com as temáticas relacionadas a políticas, gêneros e minorias, além de entender como está sendo trabalhada a literatura e que resultados estão sendo alcançados (ou não) na sala de aula, além de conhecer o que pensam os alunos e os professores, em relação à importância da literatura para o crescimento intelectual e profissional dos mesmos.

Palavras Chave: Literatura, Ensino Médio, currículo.

ABSTRACT: This article aims to expose the reality of the literature discipline in the High School of the State School Dr. Fernando Correa da Costa, from Aral Moreira - MS. When we look at the education and teaching of literature today, we see a gap within the school curriculum itself provoked by the reforms proposed by governments, removing Literature from the curriculum as a discipline and incorporating it into the discipline of Portuguese Language. However, the main objective is to identify authors of contemporary trends, with themes related to politics, genres and minorities, as well as to understand how the literature is being worked out and what results are being achieved (or not) in the classroom, besides knowing the which students and teachers think about the importance of literature for their intellectual and professional growth.

Keyword: Literature, High School, curriculum.


INTRODUÇÃO:

 Quando olhamos para a educação e o ensino da literatura hoje, vemos uma lacuna dentro do próprio currículo escolar, provocada pelas reformas propostas pelos governos, retirando a Literatura do currículo como disciplina e incorporando-a à disciplina de Língua Portuguesa. Esses líderes parecem desconhecer, ou não ligam para a importância da disciplina no desenvolvimento intelectual dos alunos.

Teremos como base estudos que discutem as relações entre literatura, consciência social e participação política na literatura do século XX, onde o principal objetivo é identificar autores de tendências contemporâneas, com as temáticas relacionadas a políticas, gêneros e minorias. Com base nessa perspectiva, nasce um questionamento importante: as escolas de Aral Moreira estão trabalhando estes temas relacionados a literatura contemporânea?

Nas conversas cotidianas com vários professores, escutamos muitas reclamações sobre os alunos não quererem ler obras literárias. Porém, percebe-se que a maioria destes professores (não são todos) colocam entraves nos alunos e parece que estes não estão usando a literatura como o atrativo que deve ser.

Assim, a nossa expectativa foi que a pesquisa revelasse o retrato da literatura na escola pesquisada, ou seja, mostrasse se houve avanço ou retrocesso em busca de melhorias e na qualidade da leitura da população estudantil, na escola, com essas mudanças. Não só isso, mas, também,  que nos apontasse quais são os desafios que ainda temos para transformar os alunos em leitores que sejam autônomos, que tenham espírito crítico e que busquem na leitura o conhecimento e o prazer para seu desenvolvimento pessoal e profissional.                

DRAMA: A LITERATURA EM NIVEL NACIONAL

Assistindo, na internet, ao Programa VEREDA LITERÁRIA (especial temático que pode ser acessado em: https://youtube/O9dPiiQjw20 ) de 15 de agosto de 1997, sobre o tema ENSINO DE LITERATURA, gravado com Graça Paulino, Doutora em Teoria Literária pela URFJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ivete Lara Camargos Walty, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP(Universidade de São Paulo) e Luiz Carlos Junqueira Maciel, Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais), os especialistas, já naquela época, seguiam um mesmo raciocínio, de que os professores tinham que ter paixão pela literatura no contexto de sua literariedade (como arte), não podendo ficar preso aos livros didáticos, destacando apenas o ensino dos estilos de época.

Para acompanhar os discursos dos especialistas citados acima, pode-se destacar o trabalho das professoras Rute de Souza Josgrilberg titular da disciplina Literaturas de Língua Portuguesa e Andreia Oliveira Alencar Iguma de Literatura Infanto Juvenil, do curso de Letras/Literatura da Unigran, que, através de seus trabalhos na faculdade, buscam despertar em seus alunos o DOM de ver e trabalhar a literatura como ARTE, como ferramenta da transformação pessoal e intelectual do aluno, mesmo que poucos consigam atingir tal finalidade.

ARTE: A LITERATURA VISTA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO E LIBERTAÇÃO INTELECTUAL.

Levando em consideração o que se disse nos parágrafos acima sobre a literatura ser arte, já em 1980, Engel tinha a visão de que o universo por completo é formado por um turbilhão de emoções que gera força que se opõe e geralmente estão em conflito, citando que isso é a mesma coisa que ocorre quando um leitor começa a descobrir uma obra. Neste caminho de conhecimento da arte (a obra no caso), acontece o impacto referente à leitura, uma vez que cada obra é escrita para determinado público, o que pode causar divergências de pensamentos e ideias em outras culturas ou outros públicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com