TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÕES DO FILME: MOONLIGHT – Sob a Luz do Luar

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

OBSERVAÇÕES DO FILME: MOONLIGHT – Sob a Luz do Luar.

O filme se passa em uma comunidade negra, onde no decorrer de todo o longa metragem não se vê pessoas com o biótipo claro. Deixando claro a abordagem do filme que é especificar uma comunidade e sua subdivisão em grupos contestando raça, etnia e problemas socioculturais.

O filme se divide em três partes distintas a infância, adolescência e vida adulta do personagem Chiron.

Na fase infantil onde o personagem é chamado de “pequeno” ele sofre bullying de alunos de outros subgrupos da sua escola (esse grupo liderava e coordenava algumas crianças a atitudes de maledicências e agressões, além desses infortúnios o “pequeno” sofria com sua mãe usuária de drogas, causando uma dificuldade de dialogar e expressar seus sentimentos, um sofrimento extremo e carência aparente em relação a sua mãe e a sensação de deslocamento no grupo escolar.

“Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português”. Pesquisado no dia 25/08/2019 no site: https://www.significados.com.br › bullying.

Na Adolescência Chiron ainda confuso em relação a sexualidade, devido à falta de informação e julgamentos que o acercam desde sua infância. Continua sofrendo uma perseguição pelo grupo é agredido fisicamente e se sente subjugado pelo meio em que vive, não se sente acolhido em nenhum âmbito, causando-lhe um turbilhão de sensações e questionamentos dessa fase da vida.

"A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico." (WHO TECHNICAL REPORTS SERIES, 1975). Pesquisado no dia 25/08/2019. Site: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/sexualidade.

Na fase adulta, após sair da prisão se envolve em um grupo que o acolhe, onde ele é aceito e visto de uma forma diferenciada, Chiron vive do tráfico e tem reconhecimento do seu grupo. Muda suas características físicas para demonstrar autonomia. Sendo que na realidade ainda tenta se encontrar no meio sócio cultural e na sua vida afetiva, que está desagregada desde a sua infância.

“Segundo Kant 1724-1804, autonomia é a capacidade da vontade humana de se

autodeterminar segundo uma legislação moral por ela mesma estabelecida, livre de

qualquer fator estranho ou exógeno com uma influência subjugante, tal como uma

paixão ou uma inclinação afetiva incoercível”. Pesquisado no dia 25/08/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com