TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORDEM IMPRUDENTE

Trabalho Escolar: ORDEM IMPRUDENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

textual

Com base no texto ordem Imprudente, verifica-se que o trabalhador não conhecia a atividade, não tinha sido contratada para tal, não foi treinado e informado dos riscos ou sobre o produto que iria manipular então por não possuir nenhum destes treinamentos, não ter orientação, equipamentos de proteção Individual, o trabalhador em questão jamais poderia ter realizado aquela explosão.

Com base nas Normas regulamentadoras do Ministério do trabalho e Emprego poderia ter sido evitado a explosão se a pessoa que deu a ordem para o funcionário explodir a rocha conhecesse as Recomendação Técnica de Procedimentos (R.T.P ) que dispõe de medidas técnicas de segurança relativas à proteção do trabalhador em atividades que envolvam Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas,como relata na NR- 18,

quando houver risco de desmoronamento, deslizamento, acidentes com explosivos e projeção de materiais, é necessária a adoção de medidas correspondentes, visando à segurança e a saúde dos trabalhadores.

Houve falha em relação ao uso de equipamentos, pois a empresa não ofereceu nenhum tipo de equipamento, e de acordo com a NR_6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL(E.P.I),art. 6.3 a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, o equipamento de segurança gratuitamente ,EPI adequado ao risco ,em perfeito estado de conservação.

O relacionamento entre as pessoas e os equipamentos, quando bem planejados e acompanhados de dispositivos que visam proteger o trabalhador, faz com que haja no ambiente de melhor desempenho, com segurança , conforto e eficiência.

Os planos das relações interpessoais dentro da segurança no trabalho fala sobre a importância deste processo para obtenção de qualidade da comunicação.O desenvolvimento das relações interpessoais também é fundamental, pois esse é o eixo existencial para que os indivíduos possam alcançar uma integração real e um rendimento efetivo, o ambiente de trabalho pode influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais que por consequência poderá afetar o progresso e os resultados das empresas em todos os sentidos. .

No caso em estudo a imprudência grau de risco envolvido na atividade e mesmo assim acredita que é possível a realização sem prejuízo para ninguém e porém extrapola os limites da inteligência e do bom censo e foi fatal para o trabalhador, o responsável naquele momento deveria ter previsto tal acidente, não foi pensado em momento algum na integridade física e moral do trabalhador.

Não houve comunicação clara e objetiva, o trabalhador simplesmente foi ordenado e acatou ordens para realizar um serviço que ele não sabia como fazer, sendo assim, deveriam ser consultadas as normas de segurança, com profissionais capacitados para que fossem cumpridas de forma correta conforme a legislação, como treinamentos, exames, fiscalizações na obra e orientação para o executante da atividade.Enfim, o encarregado deveria estar atento ao feedback (retorno) do colaborador. Pois, através desse retorno poderia ter verificado se ambas as partes foram entendidas e eliminariam qualquer situação de risco para exercer a tarefa no trabalho.

Infelizmente, o colaborador que executava a atividade demandada pelo encarregado sofreu graves consequências. As sequelas decorrentes do acidente serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com