TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇAO SOCIAL

Trabalho Escolar: ORGANIZAÇAO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 9

FILME GARAPA

No filme Padilha registra o cotidiano de três famílias que vivem em condições de subnutrição. São três famílias cearenses em busca de alimento. No dia a dia, a cada vez que o sol se levanta, o desafio delas e, em especial das mulheres, é encontrar alguma coisa para nutrir os seus ao longo daquela jornada. Mesmo que, como algumas delas, sobrevivam pelo apoio da Bolsa-Família. Cujo dinheiro dá para parte do mês e depois se acaba. O resto do tempo, as crianças voltam a beber água com açúcar .Para aumentar a penúria, as situações familiares também não parecem muito estáveis. Muitas vezes são agravadas pelo alcoolismo dos maridos, ou pela falta de qualquer projeto viável para sair daquela situação.

Conclusão: Garapa é, assim, um filme de denúncia. Outro ponto que pode chamar a atenção são as referências à Bolsa-Família, nada propagandísticas, diga-se. Padilha afirma que simplesmente registra a presença do programa entre as pessoas que foi entrevistar no Ceará. E não existe nenhuma menção de que viria desse programa a solução para o drama da fome. Ele apenas permite que as pessoas continuem sobrevivendo, o que, nessas condições, também não é nada negligenciável.

FILME LIXO EXTRAORDINÁRIO

O filme mostra a vida difícil de pessoas que vivem literalmente no lixo e que dependem dele para a sobrevivência. Um artista plástico, que nasceu na classe média baixa paulistana e hoje é um dos maiores expoentes das artes visuais no mundo, trabalha com colagens e montagens de materiais diversos para formar retratos.Por falta de condições centenas de pessoas são forçadas a viver no lixo para retirar dele alguma renda. Conclusão: Ninguém em sã consciência escolhe uma vida daquelas. São homens e mulheres que têm forjado no seu íntimo um instinto de sobrevivência muito forte e digno de admiração. Todos os dias aquelas pessoas enfrentam dificuldades para manter a sua dignidade. Muitas pessoas preferem aquela vida a se entregar ao tráfico de drogas, ao crime e à prostituição.O lixo é sim uma fonte de renda para muitas famílias mas o Estado pode e deve dar condições para essas pessoas trabalharem com dignidade, em segurança.

FILME VIDAS SECAS

O filme fala sobre uma família brasileira de retirantes do Sertão Brasileiro, que viviam em uma condição de vida subumana, diante de muitos problemas sociais como a seca, a fome e principalmente a pobreza, por causa da secas era obrigadas a viverem a procura de meio de sobrevivências. Sem educação e por falta de comunicação a família, não tem sequer recursos verbais para discutir qualquer tipo de ofensas ou humilhações. Muitas vezes desejavam morrer para acabar com o sofrimento. Não passando de marionetes de um grande sistema econômico. Conclusão: Em Vidas Secas podemos observar a dura e sofrida realidade nordestina. Assim como Fabiano é explorado, milhões de nordestinos também são pisados e vitimados por inúmeras forças. Os personagens mostram bem a falta de informação e a alienação das pessoas. A falta de perspectiva de um futuro é predominante, a seca que destrói sonhos, e destrói vidas. Um governo injusto que não se preocupa com sua população, e o fim mostra bem o que a maioria dos nordestinos já sem nenhuma esperança fazem, migram a procura de novos horizontes.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL E INDICADORES SOCIOECONOMICOS NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO- SYLVIO B. DE MELLO, BARBARA C. NENTWITG, MAINA PIRAJÁ

O estudo tem como objetivo analisar a distribuição das organizações sociais no Brasil, esses resultados com dados socioeconômicos. Como indicadores das organizações sociais que exercem funções na sociedade, foram tomadas as informações do IBGE sobre as fundações privadas e associações sem fins lucrativos. Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos). Os resultados, após o emprego de uma metodologia de análise estatística e cartográfica em diferentes escalas do território nacional, indicam uma variedade de situações, mas é possível afirmar que, para os estados com melhor relação entre habitantes por organizações sociais, existe uma semelhança significativa com melhores indicadores econômico-sociais. Assim, há relevância dos resultados para o entendimento da diversidade geográfica brasileira.

LEI 9.637/98- ORGANIZAÇOES SOCIAIS (TRANSCRIÇÕES)

Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências.

O modelo, até hoje, adotado de organização social é o de “dominância”. O modelo de dominância é mantido por pequenos grupos sociais(a elite econômica local) que se apropriam dos meios de produção através da violência física e psicológica(guerras e eleições, esta última dominada por discursos demagógicos) e usam as suas instituições para manter o controle sobre os demais grupos sociais.

A reprodução do modelo de dominância, em todas as relações e organizações sociais, vai fazendo com que os indivíduos de grupos sociais dominados percam a consciência de serem dominados e passem a agir da mesma maneira que os pequenos grupos sociais dominantes. A conseqüência disso é o surgimento de vários grupos de dominantes e de dominados em diferentes escalas de dominação; o que só fortalece a elite e enfraquece os grupos sociais que resistem a esse modelo de dominação.

RESENHA DO FLME GARAPA

O filme mostra o cotidiano de três famílias do Sertão nordestino, sua miséria e luta para sobreviver e sustentar seus filhos.

No meio do silêncio (nos percursos para a busca de água, por exemplo), trazendo poucos sons de passos, animais, do vento e de alguns objetos, o filme destaca a voz das pessoas, sua indignação, sua resignação (o que é compreensível, afinal falta energia a muitas delas), além de suas recorrentes desavenças banais.

O sotaque, a má dicção e as condições precárias causam tamanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com