TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO

Tese: ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZAÇÃO

A sociedade humana é formada por organizações de todos os tipos e tamanhos. A vida em sociedade é facilitada pelas atividades desenvolvidas por essas organizações.

Os conceitos relativos à organização fazem alusão ao termo Sistema. Sistema formado por pessoas, recursos financeiros, recursos materiais atuando de forma conjunto para que sejam alcançados os objetivos, conforme SCHIVENATO.

É interessante ressaltar a observação de MAXIMIANO (2004; p.27);quando faz alusão aos objetivos de uma organização “As Organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços”. Desse modo; se evidência que uma organização não é um grupo aleatório de pessoas que estão juntas ao acaso. Ela se estabelece consciente e formalmente para atingir certos objetivos que seus membros não estariam capacitados a atingirem sozinhos. Define-se então, que organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

ADMINISTRAÇÃO

Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenham resultados que se satisfação as necessidades de seus clientes assim como as suas próprias.(SCHIAVENATO)

Já nas palavras de MAXIMIANO, administrar. “É o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema”.

A administração representa uma governabilidade de gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção e controle.

A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional(resultados),por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas da organização.

ADMINISTRADOR

O administrador passou a ser elemento fundamental para a sobrevivência e sucesso das organizações a qualquer que seja o nível administrativo em que esteja situado o administrador utiliza o processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional para alcançar resultados (eficácia) e fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis (eficiência). Para tanto as habilidades do administrador devem ser aprimoradas de modo que ele possa desempenhar todos os papéis dentro de sua organização. Administrar não significa simplesmente executar tarefas ou operações, mas fazer com que elas sejam executadas por outras pessoas em conjunto e de maneira satisfatória e que traga resultados.

Administrador não é o que faz, mas o que faz fazer. (CHIAVENATO)

ORGANIZAÇÕES TRADICIONAIS

São compostas por três tipos tradicionais:

a) Organização Linear

b) Organização Funcional

c) Organização Linha – Staff

Organização Linear- Tem suas origens na organização eclesiásticas dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade.

Organização Funcional - Este tipo de estrutura é fundamentado na técnica de supervisão funcional, tendo sida planejada para implantar as ideias de Taylor e tem larga aplicação na base da organização, em que prevalecia a especialização. Na estrutura funcional a autoridade passa pelos níveis de gerenciamento para ser compartilhada entre as funções técnicas e administrativas, as quais se baseiam num conjunto de tarefas comum a todas as funções. Um indivíduo pode prestar contas a vários superiores.

Organização Linha Staff- Esses órgãos de staff tem a função de assessoramento e de aconselhamento em matéria especializada ao qual estão ligados, não tendo nenhuma autoridade ou responsabilidade na execução. Com esse recurso não mais necessitará a organização recrutar chefes excepcionais cada vez mais caros nas complexas sociedades.

O que se entende por organização?

Organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo. Também fornecem meios de subsistência para muitas pessoas.

Ex: Salários, abonos, lucros, distribuídos e outras formas de remuneração, são fornecidos as pessoas em retribuição pro seu trabalho ou seu investimento.

Teoria Neoclássica

A teoria neoclássica representa a teoria clássica colocada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com