TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Casos: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.

1. Introdução

2. A organização e a estrutura do sistema de ensino brasileiro

3. Vantagem e desvantagem do Ensino Fundamental de nove anos.

4. As organizações auxiliares da escola

5. Projeto Político Pedagógico como estratégia para o desenvolvimento curricular da escola

6. Organização do Ensino em novos tempos

7. ConsideraçõesFinais

Introdução

Os seguintes conteúdos serão mostrados com relevância a educação nacional juntamente com a estrutura e a organização do sistema de ensino fundamental brasileiro e considerando as atribuições do MEC em relação ao processo de ensino.

O ensino fundamental de nove anos com as suas vantagens e desvantagens quanto a nova existência na sala de aula, e as possíveis mudanças. As organizações auxiliando na escola para o desenvolvimento na sala de aula e fora dela.

O Projeto Politico Pedagógico com estratégias de desenvolvimento curricular na escola facilitando a aprendizagem e atendendo as necessidades do ensino escolar.

A organização e a estrutura do sistema de ensino brasileiro

A educação no Brasil, segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Esses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção, gerando fundos, e necessitam fontes de recursos financeiros.

A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais. Os governos locais são responsáveis por estabelecer programas educacionais estaduais e seguir as orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo Governo Federal.

As crianças brasileiras têm que frequentar a escola no mínimo por nove anos, porém a escolaridade é normalmente insuficiente.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum; preparar os indivíduos e a sociedade para dominar recursos científicos e tecnológicos que permitirão a utilização das possibilidades existentes para o bem-estar comum; defesa, difusão e expansão do patrimônio cultural; condenando qualquer tratamento desigual resultante de cunho filosófico, político ou de crença religiosa, assim como qualquer classe social ou de preconceitos raciais.

Aorganização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.

As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções, hierarquia de funções, normas e regulamentos,centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo.

Este é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar.

O segundo enfoque vê a organização escolar basicamente como um sistema que agrega pessoas, importando bastante à intencionalidade e as interações sociais que acontecem entre elas, o contexto sócio-político etc.

A organização escolar não seria uma coisa totalmente objetiva e funcional, um elemento neutro a ser observado, mas uma construção social levada a efeito pelos professores, alunos, pais e integrantes da comunidade próxima.

.

O sistema nacional de ensino tem leis e normas a serem seguidas muitas das vezes não chegam a todos que precisão, a sua distribuição organizacional é desproporcional.

Vantagem e desvantagem do Ensino Fundamental de nove anos.

O ensino fundamental de 9 anos é a ampliação de um ano na obrigatoriedade de ensino que foi acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental. O que fundamenta legalmente a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração, segundo as orientações e normas estabelecidas pelo CNE, os Estados e Municípios tem até 2010 para implantação, que garante o ingresso da criança na escola aos seis anos de idade completos ou a completar até o inicio do ano letivo. A nomenclatura indicada pelo CNE para o Ensino Fundamental de nove anos - anos iniciais - 6 a 10 anos de idade com duração de 5 anos e dos anos finais - 11 a 14 anos de idade, duração 4 anos, somando total 9 anos. A partir do ano de 2010, Municípios e pais que não matricular criança com 6 anos no Ensino Fundamental, e descumprirem a legislação podem responder por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com