TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de pesquisa: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

1- INTRODUÇÃO

2- A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil

3- Vantagens e Desvantagens do Ensino de Nove anos

4- Organização Auxiliar da Escola

5- A dificuldade da escola

6- Mapa Conceitual

7- Considerações Finais

8- Referencias Bibliográficas

Introdução

Neste espaço, elaborem, com as palavras de vocês, uma breve apresentação, em dois ou três parágrafos, da ATPS. No primeiro parágrafo, seria interessante dizer como foi a organização do grupo para fazer esse trabalho. Para finalizar a apresentação, seria bom falar como o trabalho está organizado e sobre o tema pesquisado.

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil.

Em consonância com o papel do Ministério da Educação (MEC), de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, a Secretaria de

Básica (SEB) do MEC, por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI) do Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (DPE) apresenta o documento.

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.

Educação Infantil a serem utilizadas pelos sistemas educacionais, por creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil, que promovam a igualdade de oportunidades educacionais e que levem em conta diferenças, diversidades e desigualdades de nosso imenso território e das muitas culturas nele presentes.

Com o objetivo de propiciar o cumprimento do preceito constitucional da descentralização administrativa e de cumprir a meta do MEC que preconiza a construção coletiva das políticas públicas para a educação,

Este documento foi elaborado com a contribuição efetiva e competente de secretários, conselheiros, técnicos, especialistas, professores e outros profissionais.

Consideramos que este é um fato histórico da maior importância para a Educação Infantil, não apenas pelo conteúdo aqui apresentado, mas pelo seu significado no contexto da legislação e das conquistas para esta primeira etapa da Educação Básica.

É, portanto, com satisfação que este ministério apresenta a versão final dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, com o desejo de que este documento e a forma como ele foi produzido contribuam para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 até 6 anos, sendo amplamente divulgado e discutido, servindo efetivamente como referência para a organização e o funcionamento dos sistemas de ensino.

E nossos parceiros na elaboração deste documento sejam revertidos em melhoria real na qualidade da educação infantil para todas as crianças brasileiras de 0 até 6 anos.

Mas sabemos que a realidade é bem diferente, a educação esta passando por vários aspectos que não agrada nem um pouco a nossa sociedade, onde somos reféns de nossos políticos, que deixa a educação cada dia que passa pior.

A educação básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá-la implica considerar determinadas preliminares como o pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação, focalização, descentralização, desregulamentação e financiamento. Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as outras etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.

Interferência política na gestão, inexistência de concursos públicos, falta de autonomia dos professores, fragilidade na formação de professores, gestores que não participam de planejamentos, formação precária e enfraquecimento da gestão, professores que tem dificuldades de lidar com as crianças, sendo que a organização do sono à brincadeira em que condições esses professores estão situado, contribuição da psicologia e da sociologia da infância, que poderia favorecer escolas e Ceim com ambientes precários para nossas crianças.

A educação básica deve dar condições para que o educasse possa ter uma vida produtiva plena. Mas pode também uma velha preparação para o trabalho.

A alfabetização deve ser logo nos anos iniciais a leitura e a escrita onde que pretendemos transformar as escolas em centros de criatividade em que se ensine e se aprenda com alegria.

Sabemos todos que a distribuição de renda e da riqueza no país determina o acesso e a permanência dos estudantes na escola, não se deve exigir da escola o que não é dela. Problemas há na escola que não são dela, mas que estão nela e problemas há que são dela e obviamente podem também estar nela.

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos

A proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos,é que a criança de 06( seis anos de idade) inicie o ensino com o termino dessa fase d o ensino com 14

(quatorze anos), essa discussão iniciou em 2004. Acredita-se que para uma implementação qualitativa do Ensino Fundamental de nove anos é importante compreender que o conceito de infância sofreu transformações historicamente, o que se evidencia tanto na literatura pedagógica, quanto na legislação e nos debates educacionais, em especial a partir da década de 1980, no Brasil.

Os debates políticos em torno da constituição de 1988 e os estudos de diversas áreas do conhecimento contribuíram para o questionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com