TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensaios: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância, Ma. Maria Clotilde.

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................04

Atribuições do MEC.............................................................................................05

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos..................06-08

Família na Escola.............................................................................................09-10

LDB 9394/96....................................................................................................11-12

Mapa Conceitual....................................................................................................13

Considerações finais..............................................................................................14

Referencias Bibliográficas.....................................................................................15

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com o intuito de fazer compreender como funciona a estrutura da educação no ensino fundamental.

A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno e a formação de professores.

A confecção de um mapa conceitual observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos.

ETAPA 1

ATRIBUIÇÕES DO MEC

Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC, que tem como uma de suas atribuições conceber e coordenar ações de apoio à educação básica. Sua atuação é orientada para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais relativos à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, por meio do desenvolvimento de ações efetivas que garantam o acesso e a permanência na escola com qualidade, entre as quais a Política de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação que incentiva a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, e todos os setores que fazem parte do ambiente ligado a educação, deste modo evitamos a desqualificação dos mesmos.

Mas não basta somente vontade e a mobilização, é necessário construir as condições objetivas de que o magistério carece, levando-se em conta as

exigências da base de produção do ensino-aprendizagem que é o trabalho coletivo.

Contamos também com o aprimoramento do currículo da educação básica, da produção e disseminação de materiais didáticos, tecnologias educacionais e periódicos de qualidade que assegurem a informação aprimoramento de profissionais no exercício de suas funções.

Também esta presente apoio à reestruturação da Rede Física Pública da Educação Básica que tem como objetivo assegurar a disponibilidade da rede escolar em condições adequadas de funcionamento. Levando em consideração a quantidade e a qualidade que são feitas por meio de construções, ampliações, reformas, adequações e adaptações dos espaços escolares.

ETAPA 2

VANTAGENS E DESVANTAGES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Uma das ideias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar ,repetência e pretende desenvolver e qualificar suas oportunidades de aprendizagem. Esta ampliação requer uma organização maior e criteriosa nos currículos, na proposta pedagógica, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessas crianças exige uma didática diferenciada, respeitando suas especificidades. A proposta é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade

Podemos considerar uma desvantagem se compararmos que o Ensino Fundamental é metodológico, a obediência e o silencio são meios considerados fundamentais

para o desenvolvimento do trabalho, e a disposição das carteiras, em que a criança, senta atrás da outra. O ritmo é bem diferente de Educação Infantil. A questão é que simplesmente arriscar em colocar uma criança de seis anos no Ensino Fundamental, nessas condições é expô-la, ainda mais cedo ao fracasso escolar.

Essa mudança afeta diretamente as crianças, então é preciso cuidado por parte dos educadores, elas precisam de mais tempo brincar, desenhar, cantar músicas, interagir com o outro, ir ao parque, ouvir histórias, e isso, deve ser levado em conta ao ser ingressado no Ensino Fundamental. Ainda há muito que planejar e estudar para que, com esta medida, se melhorem as condições de igualdade e de qualidade da educação.

Aprender a ler e escrever são desafios, mas esta fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças aprenderem de forma lúdica, na contação de histórias e acessos aos livros infantis. Introduzir e estimular a criança no mundo social valorizando oportunidade de interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com