TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÕES SISTEMA E MÉTODOS

Monografias: ORGANIZAÇÕES SISTEMA E MÉTODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 9

1-INTRODUÇÃO

No atual momento da sociedade, onde o mercado está cada vez mais competitivo e com novas tecnologias surgindo a todo o momento, e de grande importância que as empresas se organizem e se adapte a essa nova situação.

Desse modo nós estudantes de administração que estaremos dentro das empresas, devemos estar preparados para isto, então este trabalho traz casos para ser analisados que condizem com a realidade que iremos nos defrontar.

Deveremos estar preparados para mudanças, para reorganizar as empresas, para aplicar novas técnicas que irão fazer com que as empresas tenham sucesso.

Este trabalho é composto de cinco estudos de caso, sendo um deles referente ao filme Vida de Inseto (Disney.Pixar) que foi exposto em sala de aula.

2- ESTUDOS DE CASOS

2.1-INCÊNDIO NA FLORESTA

Existem empresas que possuem executivos que não abrem espaço para que seus subordinados possam dar ideias com fim de melhorar os processos da organização, muitos desses executivos são chefes autocratas que não aceitam dividir seu poder, e por este motivo muitas vezes acabam perdendo boas ideias. Outro problema seria a contratação de funcionários desnecessários para a empresa, porque seus cargos não tem rendimento esperado e seus salários acabam aumentando o custo.

Como vimos em aula esta organização precisa de um consultor de OSM, pois este possui experiência suficiente para tomar a decisão correta, ou seja, aperfeiçoar os processos existentes ou desenvolver novos processos para a melhora do sistema. A empresa tentou varias inovações em seu sistema que fracassaram, pois quanto mais o processo crescia mais o processo falhava e as perdas eram cada vez maiores. Com isso vemos que a reengenharia seria a opção adequada, pois o sistema não precisa de inovações mais sim de uma reformulação, ou seja, como vimos este processo possui um número muito grande de falhas e é muito sensível, pois qualquer erro já pode causar uma perda muito grande.

O melhor método seria criar e abater os porcos, cortar sua carne em porções que possam ser colocadas em espetos (é uma haste aguçada, de madeira ou metal onde se espetam os produtos a assar), deve-se construir uma churrasqueira (fazendo um retângulo de tijolos do tamanho necessário dependendo da quantia de carne a ser assada, colocando cinco ou seis tijolos de altura, o comprimento deve ser de acordo com o tamanho do espeto), fazer fogo dentro da churrasqueira até ficar com calor necessário para assar a carne, colocar os espetos na churrasqueira, girando o espeto algumas vezes para não queimar a carne. Com este método as perdas e os custos seriam menores e o processo de assar porcos ficaria mais simples e fácil.

2.2- CASO INTRODUTÓRIO DE ANALISE ORGANIZACIONAL

Como consultores perceberam que o método mais adequado é a reengenharia, ou seja, é um redesenho de processos onde devemos repensar e reinventar os procedimentos existentes nessa organização. Devido a tantos problemas na linha hierárquica devemos criar um organograma atualizado com a linha hierárquica bem definida, mostrando com clareza a quem deve se dirigir para que todos façam as funções adequadas para seu cargo e que recebam ordens somente do seu chefe, assim não haverá enganos e cada um saberá a quem se dirigir. Os formulários devem ser tratados com muita atenção, pois são documentos eficazes e eficientes quando elaborado de forma correta, e é nosso papel revisar e deixar de forma clara o fluxo deste documento.

Já que a divisão do trabalho é irregular deve-se criar um layout da empresa, para uma melhor distribuição e localização do trabalho para que ninguém se prejudique. A empresa deve investir para o aperfeiçoamento de seus diretores que tem uma formação profissional inadequada para que tragam resultados mais eficientes. Deve ser aplicado um plano de carreira na organização que irá possibilitar aos funcionários evoluírem e alcançarem novos cargos, essa ferramenta trará benefícios tanto para funcionários quanto para a empresa.

Precisa-se de um acompanhamento orçamentário, pois na empresa isso é inexistente. A empresa investiu na compra de computadores porem muitos funcionários somente escrevem textos, então se deve investir em cursos de informática para especialização dos funcionários, pois se não houver conhecimento a compra dos computadores terá sido desnecessária. Deve ser investido no setor de e-commerce, pois foi o único ponto positivo na empresa porque apresenta resultados satisfatórios.

Caso a empresa queira exportar não será necessária apenas uma pessoa com experiência, pois os produtos precisam ter certificação. O processo de certificação é caro, mas traz benefícios e demonstra que a empresa usa as melhores praticas reconhecidas pelo segmento. Os conselheiros estão errados em pensar que fusão é confusão, pois a fusão pode trazer benefícios porque deixaria a empresa mais competitiva e com uma expressão maior.

2.3- FILMES A VIDA DOS INSETOS

Após assistir ao filme A Vida dos Insetos, é possível identificar alguns pontos que são pertinentes a nossa disciplina: Comunicação é complicada em todos os lugares, no filme houve ruídos na comunicação no momento em que Flick foi buscar guerreiros, por ter uma imagem destorcida ele trouxe palhaços em vez de guerreiros, neste momento ele deveria ter dialogado para evitar confusões.

A tomada de decisão não era totalmente democrática porem a rainha reunia um pequeno grupo mais próximo dela para tomar decisões, aconteceu no momento em que mandaram Flick buscar os guerreiros com intenção de mandá-lo embora para não atrapalhar sua colheita.

A delegação ocorreu no momento em que eles não sabiam o que fazer com Flick então a rainha delegou autoridade para princesa que mandou Flick ir à busca dos insetos guerreiros.

Entre as formigas o poder estava centralizado na família real, enquanto nos gafanhotos estava centralizado na liderança de Hopper. A descentralização de poder foi quando a princesa deu a Flick o poder de ir à busca de ajuda e também quando a rainha concede poder para a princesa decidir.

Os gafanhotos eram liderados por Hopper um chefe autoritário, nas formigas a liderança era da rainha na qual seus subordinados dependiam dela para sobreviver, eles não tinham atitude. Devemos salientar também que havia um respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com