TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO

Por:   •  14/9/2018  •  Monografia  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO [pic 2]


  1. DIVISÃO DOS GRUPOS: O trabalho de Conclusão de Curso será realizado individual ou em grupo de no  máximo quatro alunos. Os grupos devem ser formados livremente a partir de afinidade do objeto de estudo. Dependendo da especificidade de cada objeto de pesquisa será interessante o trabalho interdisciplinar. Para MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA DE SEGURANÇA OS TRABALHOS SÃO INDIVIDUAIS.
  2. ESCOLHA DO TEMA: A escolha do tema deve atender às TEMÁTICAS ESPECIFICAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.  
  3. ESCOLHA DO ORIENTADOR: vc pode selecionar um professor com conhecimento na área e com titulação de mestre ou doutor, da instituição ou não. Caso vc não tenha um professor de sua preferencia a Instituição/coordenador do curso indicará ou assumirá a orientação.
  4. Poderão ser elaborados trabalhos no formato de: PESQUISA DE CAMPO, REVISAO DE LITERATURA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, RELATO DE CASO (INDIVIDUAL OU INSTITUCIONAL), RELATO DE EXPERIENCIA, ANALISE DE CUSTO OU AVALIAÇÃO DE QUALIDADE. Podem ser usados projetos de sua prática profissional, relatórios de visita, PCMSO, PPRA ou planos de saúde como base para o TCC – veja as orientações específicas da estruturação do trabalho de acordo com o tipo selecionado.
  5. Após ser considerado finalizado o seu trabalho por seu orientador, vc pode entrar em contato com a bibliotecária da instituição  (biblioteca@faculdadelaboro.com.br) que lhe orientará quanto à normalização.
  6. Vc pode finalizar o seu trabalho no formato de artigo – deve seguir as normas definidas pela revista q vc escolher junto com seu orientador. Porém, deve manter a organização técnica definida no modelo de trabalho q vc selecionou (ou seja, a versão final será em formato de artigo, mas com todos os itens definidos no modelo). A diferença entre artigo ou monografia é tão somente o número de páginas (no artigo será respeitado o número máximo definido pela revista); para monografias (independente do tipo de trabalho) estão definidas cerca de no mínimo 30 páginas (sem contar elementos pré e pós textuais). Nos artigos devem constar os elementos pré textuais e é obrigatório anexar como elemento pós textual as normas da revista escolhida e os instrumentos de coleta de dados, bem como Termo de consentimento livre e esclarecido para o caso de pesquisa de campo envolvendo seres humanos).
  7. Deve ser observada a profundidade e cientificidade em qualquer tipo de estudo selecionado – portanto pede-se em torno de 20 referências para embasamento de seu trabalho (inclusas referências utilizadas para introdução/fundamentação teórica e discussão de seus dados)
  8. Após finalizado o seu trabalho inclusive com a normalização vc deve protocolar na secretaria uma cópia impressa e encadernada e uma copia digitalizada (em CD)
  9. Se o seu curso tem agendados seminários de pesquisa, peça na secretaria as orientações especificas e observe o agendamento em seu cronograma; caso não tenha em seu cronograma seminário agendado, vc pode pegar as orientações técnicas específicas do modelo q definirá seu trabalho final na secretaria – vc poderá participar se quiser em qualquer turma
  10. PRAZOS PARA ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – Após a última disciplina prevista no cronograma de sua turma, você terá 3 (três) meses para finalizar seu TCC. DESTACAMOS QUE ESSE PRAZO NÃO TEM RELAÇÃO COM A INTEGRALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS – VC DEVE ENTREGAR SEU TCC NO PRAZO INDEPENDENTE DE TER OU NÃO DISCIPLINAS EM ABERTO. Caso você tenha alguma disciplina para repor após os 3 (três) meses é importante que você cumpra o prazo para entrega do TCC, ficando pendente apenas a reposição da(s) disciplina(s).
  11. Para facilitar os encaminhamentos relacionados a sua monografia, entre em contato com a prof.ª Mônica –  academico@faculdadelaboro.com.br
  12. Após término do prazo de 3 meses de finalizada a sua turma, caso vc não protocole seu TCC na biblioteca, estará em risco iminente de perder o curso – a Estácio jubila sem informação prévia os alunos que não se manifestam antecipadamente – procure a coordenação para resolver sua situação antes de findar o prazo.
  13. As notas dos seminários não tem relação com a nota final de seu TCC – são atividades com objetivos diferentes e consequentemente parâmetros avaliativos diferenciados.
  14. NORMAS GERAIS DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO – VERSÃO FINAL (para as turmas que tem seminários de pesquisa em seu cronograma devem ser consideradas as orientações específicas de cada etapa).

A. FORMATAÇÃO: Fonte: nº. 12; Espaço: 1,5; Margens: superior – 3 cm, inferior – 2 cm, esquerda – 3 cm e direita – 2 cm.

B. CAPA: Cabeçalho; Nome dos integrantes do grupo; Título Provisório; Local e ano

  1. FOLHA DE ROSTO: Nome dos integrantes do grupo; Título; Identificação do trabalho; Nome do orientador; Local e ano com FICHA CATALOGRÁFICA NO VERSO – solicitar na biblioteca para a versão final do TCC.

D INTRODUÇÃO

Essa Introdução deve apresentar o tema em linhas gerais considerando seus questionamentos e abordagem estabelecida na metodologia. Deve apresentar o tema a ser estudado subsidiando o leitor com informações pertinentes para que ele compreenda sua abordagem e a relevância do tema. Escreva dados que mostrem a relevância do tema proposto como a situação do problema no Brasil, no estado, na cidade a qual a pesquisa será realizada considerando o referencial teórico para o tema (em media cinco paginas). PARA TRABALHOS DE REVISÃO DE LITERATURA A INTRODUÇÃO DEVE SER CURTA (no máximo uma pagina e meia), pois será reservado para a própria revisão (“resultados”) o aprofundamento do tema.

E. JUSTIFICATIVA

Fale da relevância do tema para o seu campo de atuação e apresente os motivos que levaram à escolha do objeto de pesquisa procurando responder o porquê (pessoal) dessa escolha. Esse elemento pode vir como parágrafo(s) final(is) da Introdução, sem necessariamente configurar-se em um item a parte. Caso sua justificativa seja mais longa (acima de uma página e meia) opte por separá-la em um tópico a parte da Introdução.

F. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

Os objetivos devem esclarecer para que você está realizando a pesquisa. Construa um Objetivo Geral amplo e alguns específicos. Lembre-se que o Objetivo Geral deve contemplar todos os Específicos e de que os objetivos específicos funcionam como perguntas que precisarão ser respondidas ao final da pesquisa. O objeto de estudo, o objetivo geral e o titulo do trabalho devem ser uniformes e explicitar claramente qual será o foco da pesquisa. EM REVISÃO DE LITERATURA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, RELATO DE CASO (INDIVIDUAL OU INSTITUCIONAL) ou RELATO DE EXPERIENCIA, PODE TER APENAS UM OBJETIVO que explicite o foco do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (448.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com