TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Pesquisas Acadêmicas: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

Qual a diferença entre Projeto e TCC?

- O projeto deve conter a idéia do trabalho, o que se propõe a fazer como trabalho final de curso, seguindo os passos da metodologia científica conforme será descrito abaixo. Nesta etapa não é necessário implantar de fato a idéia, pois esta parte cabe ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O projeto é um documento muito importante, pois é a partir dele que a parte prática será de fato “colocada em prática”. Projeto = idéia; TCC = prática. Ambos, Projeto e TCC deverão ser redigidos e documentados, no TCC em especial é a parte onde se deverá provar que a prática foi bem sucedida, esta última parte contempla também a apresentação oral para banca avaliadora.

OBS 1: É importante enfatizar que a elaboração do projeto terá auxilio dos professores envolvidos, que estarão dando dicas, sugestões e as orientações necessárias – mas para que isso aconteça o aluno terá que ter proatividade em procurar o professor e sanar suas dúvidas. A parte escrita e a parte metodológica de formatação do documento serão desenvolvidas em sala de aula juntamente com a professora de projetos, portanto é importante não faltar nessas aulas. O projeto poderá ter 1 professor orientador para a parte técnica + a prof. de Projetos para a parte metodológica.

Tema do Projeto:

Para se chegar ao título do trabalho, é importante inicialmente identificar o assunto (tema) de escolha para o projeto !

Índice de passos para elaboração do Projeto:

CAPA

FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO

1. PROBLEMA

2. HIPÓTESES

3. OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICOS)

4. JUSTIFICATIVA

5. REFERENCIAL TEÓRICO

6. METODOLOGIA

7. CRONOGRAMA

8. REFERÊNCIAS

Seguem abaixo detalhadamente o conteúdo de cada tópico:

* Capa e Folha de Rosto – ver modelo em anexo pg. 7 e 8.

* Sumário (será desenvolvido modelo em sala)

1. PROBLEMA

O Problema é uma dúvida em forma de pergunta, onde:

- 1º deve-se introduzir o tema para em seguida formular a questão com base no foco do estudo;

- É a partir desta problemática que se definirá todo o projeto.

- Se define no problema a área de trabalho e a especificidade do tema. Assim como o espaço geográfico e período que abarca.

2. HIPÓTESES

- Destacar hipóteses falsas ou verdadeiras, ou seja, uma conclusão suposta ao trabalho, conhecimento empírico do que você espera e pode supor antecipadamente do mesmo. Seria uma conclusão antecipada.

3. OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO)

Objetivo geral: tem relação estreita com o problema, ou seja, seria a resposta do problema, o objetivo principal do trabalho.

Objetivos específicos: Descreve-se detalhadamente em forma de tópicos os passos do projeto, é um desmembramento do objetivo geral.

4. JUSTIFICATIVA

Deve-se destacar resumidamente:

- importância do tema

- relevância do trabalho

- em que vai contribuir (se o tema é novo ou se já existem estudos sobre o caso)

5. REFERENCIAL TEÓRICO

- História, conceitos, detalhamentos técnicos.

- Nesse item deve-se consultar várias obras sobre o tema: livros, revistas, jornais, Internet, monografias, enfim todo embasamento teórico do trabalho.

- Não se deve estender demais nesta parte, sugere-se uma média de 3 a 5 folhas, pois no TCC o referencial teórico deverá ser mais abrangente do que o projeto.

PS: Muitos alunos esgotam toda a literatura estudada para inserir no Projeto e depois no TCC ficam sem insumos para escrever.

- No referencial teórico deve se utilizar citações (diretas e indiretas) de autores para referenciar o trabalho, ou seja, qualquer cópia fiel de texto deve-se citar a fonte (autor e ano).

Como usar citações (até 3 linhas):

- Redigido em parágrafo normal, com o sobrenome do autor, data entre ( ) e o texto copiado entre aspas. Exemplos:

Segundo Silva (2005, p. 54), “.. texto”.

Para Camargo (2002, p. 112), “ ... texto”.

Goleman (1995, p. 13) diz que “......”.

Citação com mais de 3 linhas:

- Redigido em parágrafo distinto, a 4 cm da margem direita, tamanho de fonte 11, e espaço simples entre as linhas, com alinhamento justificado, sem aspas e espaço duplo entre o parágrafo anterior e posterior.

Exemplo:

Até hoje, lançamos dois projetos piloto. Um em 2000 e outro ano passado. Por enquanto, não há nada pronto do ponto de vista comercial, mas estamos de olho na tecnologia. Nos dois projetos, os usuários nos enviavam boletins informando o nível de satisfação com a Internet elétrica. No geral agradou. Havia vários problemas é claro, e por isso acredito que a Internet elétrica se adeque melhor a escritórios do que a domicílios. Um dos locais que testamos era um condomínio. Assim, todas as vezes que ligavam os refletores de uma quadra de tênis no local a Internet parava de funcionar. Em um ambiente controlado, como escritório, este tipo de coisa não ocorreria (ARANHA, 2005, p.33).

6. METODOLOGIA

- Um detalhamento mais abrangente dos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com