TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Desenvolvimento Da Cadeia De Suprimentos - Postos Combustiveis

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Desenvolvimento Da Cadeia De Suprimentos - Postos Combustiveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito

No momento em que o homem percebeu que se juntando conseguiria melhor executar ideias que sozinho surge a sociedade empresarial.

A idade média foi um dos locais precursores e semelhante ao representado nos dias atuais por se juntarem baseados na lei em que homens formam sociedades amparadas por metas e empatia de ideais para executa-las.

Essa idéia foi um dos embriões que conhecemos como empresa e seus idealizadores como sócios e empresários. Em algumas situações a empresa nasce do sonho de um dos integrantes bancada pelo capital investido em acordo com o outro (os) sócio (os).

Direito Empresarial

No direito romano aconteceram as primeiras leis que organizavam associação entre herdeiros e criação das sociedades com finalidade de arrecadar impostos ou para a compra de escravos.

O direito empresarial organiza as atividades do empresário ou através de sociedade empresarial que objetiva produção ou troca de bens ou serviços com fins lucrativos. Quando através de sociedade a empresa nos dias de hoje se apresenta como Ltda. (limitada) ou S.A. (sociedade anônima) de acordo com a nova lei de 2002.

O Direito brasileiro não reconhece sociedade empresarial formada por apenas uma pessoa, ou seja, uma sociedade empresária precisa conter no mínimo duas pessoas.

Começando a partir da formação do capital social é gerado o primeiro patrimônio da sociedade. Através de cotas firmadas em contrato o capital social os recursos transferidos para a sociedade tem como finalidade garantir credores e desenvolvimento das atividades da empresa. Para existência e negócios a pessoa jurídica precisa de dinheiro ou bens formando capital de giro. O contrato social rege quanto em valores ou atividades cada um dos sócios tem de responsabilidade para com a sociedade. Existem exemplos de sociedades como por comandita de ações simples ou conta de participação e limitada.

Bibliografia

Site: www.brasilconcursos.com – Apostila de Direito empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com