TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Por:   •  16/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

DOCUMENTÁRIO: "CLASSICOS DA SOCIOLOGIA"

KARL MARX


Nasceu em Trier na Alemanha, em maio de 1818, e morreu em Londres, em Março de 1983, viveu no século 19. Escreveu algumas obras sobre a exploração e a dominação social. O tempo em que viveu, as industrias estavam se tornando pouco a pouco mais firmes, e foi aí que Karl Marx começou suas análises. Marx foi um dos maiores pensadores crítico nesse tempo em que viveu, essa análise dele era para saber a relação da força com o individuo (forças sociais), como um exemplo (em que o vídeo “Clássicos da Sociologia” cita) é a cidade de Saúna, que gira em torno de uma somente fabrica, e para Marx isso era uma cidade operária, pois era assim que era antigamente. No começo, a obra de Marx não se tinha a importância como agora, pois antigamente ele era conhecido como um filosofo sem importância. Marx produz uma primeira relação social (no capitalismo), que era a venda e a compra de trabalho, pois alguém vende seu trabalho e alguém compra. Quem compra o trabalho é um empresário, e quem vende se torna uma mercadoria, pois você não tem como produzir sem os “objetos” necessários. Marx sempre está atrás das relações sociais, mas procura as mais escondidas na sociedade em que vivemos.

O capitalismo para Karl Maxr seria algo bem histórico, mas só da sociedade mais rica, que se tinha mais poderes, por isso ele acreditava no socialismo, que não existiria a compra e venda do trabalho, seria a idéia da sociedade, de homens livres, e esse modelo de sociedade teve o nome de “Marxismo”, pois vem da ideia de Karl Marx, em 1920, bem depois da sua morte, e a cortina de ferro foi baseada na ideia em que Karl Marx teve, e o fim disso foi a queda do muro de Berlim, na Alemanha. Se Marx visse o mundo de hoje, ele iria ficar bem espantado, pois a compra e venda do trabalho ainda continua, e tudo que ele disse bem antigamente, está acontecendo.

O argumento dele sempre foi que a divisão da sociedade era em Classes Sociais (até hoje se tem isso). E a burguesia sempre mandando em tudo, como a política, economia, o consumo, etc. Hoje vivemos em uma sociedade em que tem como objetivo de reproduzir a forma de vida da burguesia, e para isso, deve ter o trabalho explorado, então as classes mais importantes para o capitalismo, seria os trabalhadores e a burguesia. Por fim, para Marx, o desenvolvimento do capitalismo, basea-se na exploração da classe trabalhadora pela a burguesia. Um fato curioso, é que Auguste Comte não se intimidava com Karl Marx.


           ÉMILE DURKHEIM

Viveu entre 1858 e 1917 na França, assistiu a segunda revolução industrial, e o capitalismo na Europa, dez um livro com nome: a divisão do trabalho em 1893, foi um homem que dizia que a sociologia era fatos sociais, que é tudo aquilo de como os homens estão na sociedade, e foi influenciado pela obre de Auguste Comte, e Durkheim colocou a sociologia como uma ciência social distinta da ciência natural. Durkheim se perguntava como que uma sociedade com indivíduos tão diferentes poderiam se integrar socialmente, e para se responder ele teve uma hipótese, que seria: toda sociedade se caracteriza por algum tipo de divisão. E essa divisão para ele seria importante, pois é um elemento social que ajuda no desenvolvimento das sociedades. Ele definiu uns conceitos bem importantes, como o FATO SOCIAL, que seria algo dentro de nós, como o agir, o pensar e o sentir, pois é algo que não nasce com nós. Alguns exemplos seria, os direitos, a educação, crenças religiosas e políticas, etc. Para ele, as leis também são fatos sociais, e quem não a respeita, deveria ser colocado para fora da sociedade, um outro exemplo que cita no vídeo seria a cidade de Águas de São Pedro, as pessoas que vivem lá que decide a política.

Durkheim tinha um conceito sobre a sociedade em que vivia uma sociedade que estaria bem organizada. Para ele, o papel mais importante em uma sociedade seria a educação, pois é onde os jovens são orientados no que a sociedade espera deles, e de acordo com ele, a educação seria a formação de um cidadão na sociedade. Durkheim era um homem com uma visão bem severa. Para ele, viver em sociedade significa você aprender á respeitar as regras, aprender a amar e refletir sobre essas regras, e temos que conhecer o mundo como é, para sabermos mais sobre esse mundo, ele via a escola como transmissora das orientações da sociedade, e responsável pela formação de um ser social para a sociedade, pois a educação era sim um fato social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com