TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTO NO BRASIL

Ensaios: OS CUSTO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento e Controle da Produção - PCP

Planejamento e Controle da Produção

Conceitos de Planejamento - Sistemas de Administração da Produção

A definição dos sistemas de Administração da Produção, de acordo com os teóricos Corrêa e Gianesi (2001), se resume basicamente nas metodologias para o apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais, referentes às seguintes questões básicas:

§ O que produzir e comprar;

§ Quanto produzir e comprar;

§ Quando produzir e comprar;

§ Com que recursos produzir.

O nome genérico de Sistemas de Administração da Produção refere-se às formas sistemáticas e organizadas de planejar, controlar e corrigir o processo de manufatura e produção em todos os seus aspectos e níveis, incluindo materiais, equipamentos, pessoal, fornecedores, clientes internos e externos e as relações com as demais funções empresariais. Originalmente, estes sistemas eram manuais e compostos de mapas, tabelas e formulários que determinavam o que devia ser produzido, quando e por que equipes e equipamentos, além de registrar e apontar consumos e desvios (Moreira, 1996).

A moderna administração da produção tem como desafios obter aumentos de produtividade, rentabilidade, melhoria de índices técnicos e gerenciais de desempenho e redução de custos, além de apoiar efetivamente as decisões.

Programar e controlar a produção consiste essencialmente em conciliar o fornecimento de produtos e serviços com a demanda. Cabe ao PCP oferecer suporte para que as atividades técnicas da produção possam ser executadas. Estende suas ações ou gera reflexos em vários setores da organização (Slack, 1997). Dentro do conceito de planejamento da produção de um operador Logístico, a função do PCP é garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas atividades certas e prioritárias. Vale a pena enfatizar que o processo de planejamento depende de uma visão adequada do futuro. Essa visão do futuro pode depender de sistemas de previsão, conhecimento da situação em que a empresa está inserida e um modelo lógico de projeção de cenários, que localize a organização e suas necessidades.

O processo de Planejamento e programação da Produção

O processo de planejamento é contínuo e a cada momento deve-se ter a noção da situação presente, a visão de futuro, os objetivos pretendidos e o entendimento de como esses elementos afetam as decisões que se deve tomar no presente. Os teóricos Corrêa e Gianesi abordam a dinâmica do processo, seguindo uma seqüencia lógica da programação de produção:

§ Levantamento da situação presente. O sistema de planejamento deve "fotografar" a situação em que se encontram as atividades e os recursos envolvidos;

§ Mapeamento das necessidades de produção (demanda comercial);

§ Elaboração da programação;

§ Execução.

Segundo os teóricos Corrêa e Gianesi, o Planejamento da produção utiliza-se de vários itens para definir suas necessidades. O Planejamento e controle da Produção possuem diversas entradas de dados nos quais vão auxiliar na tomada de decisão do que produzir, onde produzir e com quais recursos. No final do processo, o setor de PCP emite a ordem de produção para o sistema operacional da organização.

De acordo com as citações teóricas de Moreira (1996), a organização deve estender o planejamento em três horizontes de tempo: a longo prazo, a médio prazo e a curto prazo. O planejamento da produção a longo prazo (PPLP) relaciona o horizonte de tempo maior ou igual a um ano. Nesta etapa avalia-se a capacidade produtiva e compara-se com o planejamento estratégico. Podem-se criar cenários para 3, 5 e 10 anos, quando se determina ou não a necessidade de avaliar uma possível expansão da capacidade produtiva. O planejamento da produção a médio prazo (PPMP) pode cobrir um período de 3 até 12 meses. O PPMP deve ser revisado e atualizado trimestralmente. O planejamento da produção a curto prazo (PPCP) determina o que será produzido nas próximas 4 semanas. Esse período varia de organização para organização em função da flexibilidade do processo produtivo, podendo variar de 3 dias até 6 semanas. A avaliação da disponibilidade de matéria-prima e o gerenciamento da eficiência do processo produtivo são as funções mais importantes (Slack, 1997).

Com os planejamentos de curto prazo definidos, a programação de Produção utiliza-se de metodologias e Ferramentas para elaborar efetivamente as ordens de serviço para a operação. Dentre eles temos o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais), MRP II, MPS (Plano Mestre de Produção), S&OP e ERP (sistema informatizado de gestão).

MRP ? Planejamento da necessidade de materiais

Na referência bibliográfica de Moreira (1993), o MRP (Materials Requirement Planning) é uma técnica para converter a previsão de demanda de um item em uma programação das necessidades das partes componentes do item. Determina quanto deve ser adquirido de cada item e em que data estes materiais devem estar disponíveis. Corrêa e Gianesi (2001) falam sobre o tema, definindo que MRP é o calculo das necessidades materiais requeridas para a fabricação de determinado produto, mediante solicitações do Plano Mestre de Produção. Alocando os recursos no momento certo e na quantidade certa. Os dois autores seguem a mesma linha de raciocínio ao afirmar que o MRP se constitui como a ferramenta ideal para a boa gestão da manufatura ou prestação de serviços.

O MRP baseia-se na definição de tipos de demanda, independente e dependente. Segundo Moreira:

Demanda Independente

Uma demanda é independente quando não tem relação com a demanda de outros itens, portanto quando não é uma função da demanda de qualquer dos outros itens de estoque. A demanda independente deve ser prevista pela área comercial e pode ser considerada no processo como o produto final.

Demanda Dependente

A demanda dependente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com