TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS LOGÍSTICOS

Por:   •  18/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO 1

Você é um prestador de serviços (Consultor, Operador Logístico, etc..) e está com um novo cliente em negociações.

É necessário entender melhor a operação deste provável cliente, para isso não basta só visitar suas instalações, é necessário ter acesso a alguns de seus números de operação.

  1. Como você pede as informações ao cliente? Apresenta já um relatório-padrão e pede que o mesmo preencha o mesmo, com os dados de sua operação? Ou prefere que ele apresente os relatórios que já emite rotineiramente? Justifique sua resposta em até 10 linhas.

Por ser um novo cliente ainda em negociação seria ideal conhecer as instalações e entender melhor como funciona o fluxo e ter acesso a informações para analise.

Para essa analise solicitaria ao cliente alguns dados importantes, não consideraria os relatórios que ele emite rotineiramente, pois podem haver dados que não reais.

Dados que são importantes para analise: quantidade de pedidos recebidos e expedidos, quantidade de docas disponíveis para carga e descarga, estrutura do local, horário de funcionamento, os principais clientes que serão atendidos e qual a região e movimentação de pallets. Através desses dados é possível analisar se será viável o atendimento e se teremos estrutura como operador logístico para atendê-los com eficiência.

  1. Você recebeu as informações, mas percebe que os números não batem, por exemplo o cliente informa uma movimentação de 20.000 paletes por dia, quando tem apenas 5 docas para carga e descarga e só trabalha em horário comercial; para atender esse número, seriam cerca de 1.000 carretas por dia, o que você já verificou que é inviável. Como você aborda o cliente para discutir esses dados?

Nesse caso com os dados em mãos e já sabendo que é inviável atender esse cliente, solicitaria uma reunião com o time comercial da empresa e seria o mais  transparente possível. Colocando em pauta que não teria estrutura o suficiente para atendê-los com eficiência por varias razões e deixaria claro que a empresa possui um nível de serviço exemplar e que precisa ser cumprido e que nesse caso deixaria a desejar no atendimento pois não seria possível atender as expectativas deles e que seria inviável o contrato .

  1. Supondo que o cliente sustente esses dados, qual será sua atitude?

Seria iniciar uma nova negociação, mas dessa vez considerando a estrutura que empresa tem como operador logístico.

 Iria sugerir ao cliente algumas opções como: reduzir a quantidade de pedidos e movimentação de pallets , ou atender apenas alguns clientes, ou armazenar os produtos e fazer separação e expedição direto do centro logístico  .

Pois somente dessa forma seria possível atende-los e ainda assim manter o nível de serviço. Acredito que essa seria a melhor maneira de ambas as partes fecharem um acordo viável e possível de ser realizado sem que seja prejudicial à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com