TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIFERENTES TIPOS DE AVARIAS

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

OS DIDERENT                        OS DIFERENTES TIPOS DE AVARIAS

No transporte de cargas em embarcações, é comum a preocupação dos proprietários em proteger a carga de qualquer eventualidade para que não ocorram prejuízos futuros. Fazem então, uma espécie de “seguro de vida” da carga a ser transportada. Em casos de acidentes, ou seja, qualquer dano causado, dependendo da natureza, esse “seguro de vida” avalia as avarias em simples (ou particular) ou grossa (ou comum).

[pic 1]

Entende-se por avaria, qualquer dano causado à carga que comprometa o desembarque da mercadoria intacta ao destino contratual.

A avaria simples, refere-se a atos involuntários, como por exemplo, uma carga cair ao mar pelo balançar da embarcação, sem interferência humana e nem visando qualquer tipo de benefício comum. Neste caso, os prejuízos ficam por conta do próprio transportador.

[pic 2]

Em suma, a avaria simples faz parte da responsabilidade contratual do transportador este deve estar ciente deste tipo de sinistro ao embarcar com a carga.

A avaria grossa diz respeito à atos voluntários, partindo da própria tripulação e/ou do comandante. Tem por característica principal, ser causada para um bem comum, isto é, causar voluntariamente uma despesas extraordinária, para evitar danos ainda maiores.

Esses riscos deverão ser reais e não suposições, senão não está caracterizado uma avaria grossa.

Um exemplo prático seria a própria tripulação ou o transportador, lançarem ao mar cargas explosivas prestes a detonar, evitando assim um prejuízo ainda maior e salvando vidas. Ou então, que houvesse um incêndio na embarcação e as cargas fossem explosivas.

Os danos causados neste caso, são rateados pelas partes envolvidas e/ou beneficiadas com ato voluntário de dano à carga. O seguro de vida de cargas marítimas visa a garantir qualquer tipo de dano maior do que o inevitável. Além disso, em casos de avarias grossas, servir de seguro de vida da tripulação, o comandante e o transportador responsável pela carga.

A contratação do seguro de carga em uma operação de transporte internacional é opcional, porém, em uma das modalidades de transportes existentes, sua contratação torna-se praticamente obrigatória. Essa obrigatoriedade está vinculada ao tipo de avaria que a mercadoria pode sofrer, a qual é ocasionada propositalmente para evitar um dano maior, situação reconhecida e autorizada pela companhia de seguros.

O seguro de cargas marítimas visa a garantir qualquer tipo de dano maior do que o inevitável. Além disso, em casos de avarias grossas, servir de seguro de vida para a tripulação, o comandante e o transportador responsável pela carga. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (110 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com