TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE – FANESE

ENEGENHARIA DE PRODUÇÃO

RAQUEL DE JESUS ROCHA

DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE

ARACAJU- SE

2017

RAQUEL DE JESUS ROCHA

DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado à Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe no curso de Engenharia de Produção como estudo dirigido da disciplina Direitos Humanos e Sustentabilidade turma 307A ministrada pela professora Luciana Cristina Andrade Costa Franco.  

ARACAJU – SE

2017

Sumário

        INTRODUÇÃO        1

Conceito sobre Direitos Humanos        1

        DESENVOLVIMENTO        2

Direito à vida        2

        CONCLUSÃO        3

REFERÊNCIAS        4


  • INTRODUÇÃO

Conceito sobre Direitos Humanos

Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos nós seres humanos. Esse conceito está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade perante a lei. A ONU (Organização das Nações Unidas) foi a responsável por proclamar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deve ser respeitada por todas as nações do mundo.

Centram-se na dignidade do ser humano, obrigando os Estados e agentes estaduais e protegendo indivíduos e grupos. Não podem ser suprimidos nem negados e são iguais e interdependentes: isto é, nenhum deles é mais importante que os demais e o gozo de qualquer um afeta o gozo dos restantes.

Os direitos humanos são históricos, o que quer dizer que mudam através do tempo, respondendo as necessidades e circunstâncias específicas de cada momento. A ideia de direitos humanos, tal como a conhecemos, é bastante recente, mas tem precedentes históricos nascidos sob a égide do pensamento liberal moderno. Fazem parte dos direitos humanos todo um conjunto de direitos fundamentais, os quais todos os seres humanos, de todos os povos e nações, devem usufruir pelo simples fato de existirem, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. São direitos tidos como universais, aplicáveis a todos os homens e mulheres do planeta, sem nenhuma distinção. Ainda que cada nação ou grupo tenha seu próprio escopo jurídico, os direitos humanos devem ser aplicáveis em todo e qualquer território. 

  • DESENVOLVIMENTO

Direito à vida

Vida é uma palavra com muitos significados, mas podemos dizer que vida é o processo pelo qual os seres vivos são com uma parte, ao lapso de tempo entre a concepção e a sua morte, é uma entidade que nasceu e ainda não morreu, e é isto que faz com que este ser esteja vivo. Assim como os significados sobre a vida são inúmeros, também são muitos os direitos que por ela existem, são leis, princípios, pensamentos presentes no ordenamento jurídico, doutrinas, jurisprudências que dão apoio total a vida e a quem dela dependem.

A origem da vida, do momento da concepção, passando pela exteriorização do feto, seu crescimento, vida e morte, este é o ciclo da vida, em relação sua morte, esta é dada a partir do momento em que seu cérebro para de funcionar, é a chamada morte cerebral. Porém, são muitas a situações em que à vida se encontra em risco perante a morte.

“Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Portanto, a vida humana é o princípio mais importante existente em nossa constituição, tornando se um direito imprescindível ao cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com