TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INSTRUMENTOS DA ORDEM PÚBLICA

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.259 Palavras (22 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

LUCIANO NASCIMENTO DOS SANTOS

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE GESTÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO:

INSTRUMENTOS DA ORDEM PÚBLICA

LUCIANO NASCIMENTO DOS SANTOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Segurança no trânsito, do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Segurança no Trânsito.

Orientador: Prof. Dr. Osvaldo Ribeiro

MANAUS

2020

DEDICATÓRIA

A minha esposa, Suellen Bastos Sales dos santos por estar sempre ao meu lado, me dando todo o apoio necessário. Dedico aos meus filhos, à minha família, amigos, ao corpo docente desta conceituada instituição de ensino, ao orientador que despertou em mim a busca pela perfeição.

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar а minha família que auxiliou о meu caminho durante esta caminhada, e em todos os momentos da minha vida acreditaram em mim e permaneceram sempre ao meu lado, em especial ao meu esposo por estar comigo neste momento tão importante que é a concretização de um curso por mim tão almejado. Gostaria de agradecer ao meu orientador (Fulano de tal) pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, suas correções e incentivos que foram de absoluta importância para a boa redação e garantia de sucesso pela concretização deste trabalho. A todos os professores por me proporcionarem não apenas o racional, mas a manifestação do caráter e efetivação da educação no processo de formação profissional e, não somente pelo ensino, mas por terem me feito não apenas aprender, e sim apreender experiências para as tomadas de decisões na vida pessoal e profissional. A todos de forma direta e indireta pela concretização e efetivação de uma etapa conclusiva de um dos projetos de minha vida.

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

CNT - Conselho Nacional de Trânsito

CTB - Código de Trânsito Brasileiro

CETRAN - Conselhos Estaduais de Trânsito

CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito

CONTRADIF - Conselho de Trânsito do Distrito Federal

DPRF - Departamento de Polícia Rodoviária Federal

DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE GESTÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: INSTRUMENTOS DA ORDEM PÚBLICA

Luciano Nascimento dos Santos*

Osvaldo Ribeiro**

RESUMO

Este estudo tem como meta informar a profissionais, estudantes e a quem interessar a respeito da eficácia da boa gestão de trânsito assim como processo de reflexão para cumprimento de princípios, diretrizes e a importância da educação no trânsito como preceito norteador para o incentivo à conscientização de condutores. No propósito de cumprimento desta assertiva, foi necessária a disposição de ações educativas e proativas que tem como finalidade o estímulo à redução de acidentes e ações imprudentes dentre os motoristas. Medidas semelhantes a estas têm como objetivo geral, abordar a importância do respeito às normas de trânsito por parte dos condutores para garantir a segurança da sociedade. Quanto à metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa a partir da revisão de literatura de obras e artigos científicos previamente consultados e publicados a partir de 2014 até o ano vigente. A obtenção de efetivos resultados se deu pelo uso de instrumentos de pesquisa para reflexão do debate teórico confrontado entre as opiniões dos autores, notando-se, assim, que esta proposta de ensino-aprendizagem propicia de fato uma leitura mais significativa dos textos literários, aproximando os leitores destes cânones da literatura.

Palavras-chave: Educação, Gestão no Trânsito, segurança e ordem pública.

SUMMARY

This study aims to inform professionals, students and anyone interested in the effectiveness of good traffic management as well as a reflection process to comply with principles, guidelines and the importance of education in traffic as a guiding precept for encouraging awareness of conductors. In order to comply with this statement, it was necessary to provide educational and proactive actions that aim to encourage the reduction of accidents and reckless actions among drivers. Measures similar to these have the general objective of addressing the importance of compliance with traffic rules by drivers to ensure the safety of society. As for the methodology used, it was bibliographic research with a qualitative approach based on the literature review of works and scientific articles previously consulted and published from 2014 to the current year. The achievement of effective results occurred through the use of research instruments to reflect on the theoretical debate confronted between the authors' opinions, noting, thus, that this teaching-learning proposal actually provides a more meaningful reading of literary texts, bringing the readers of these canons of literature.

Keywords: Education, Traffic Management, safety and public order.

______________________________________________________________________

* Graduando em Gestão de Segurança Privada pelo CIESA (2020)

** Orientador. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1977) e em Ciências Econômicas pelo CIESA (2009); Especialista em Inteligência Militar pela EsNI; Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1987) e Doutor em iências Militares pela Escola do Comando e Estado-Maior do Exército (1995); Professor Titular do CIESA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com