TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DA ERGONOMIA

Exames: OS OBJETIVOS DA ERGONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 2

1- O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?

R- O engenheiro de segurança deve atuar como conceituador sim, pois o mesmo tem a função de identificar os riscos inerentes ao trabalho, propor soluções para os mesmos e, principalmente, prevenir novos problemas, a fim de garantir a saúde e o bem estar dos trabalhadores no desempenho de suas funções. Ou seja, ele deve antecipar-se para evitar a exposição dos trabalhadores à futuros riscos. Infelizmente, nem sempre, o engenheiro de segurança tem autonomia para realizar as modificações necessárias, assim, deve-se prevalecer o bom senso de toda a equipe envolvida nas alterações e implantações, buscando a melhoria contínua dos processos de produção.

2- Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?

R- Certamente o engenheiro de segurança possui um amplo conhecimento sobre as melhores técnicas para intervenção em uma situação de risco. Porém, é importante que o mesmo consulte os trabalhadores envolvidos na tarefa para dispor de maiores informações, já que esses trabalhadores, geralmente, possuem muita experiência adquirida ao longo dos anos. Assim, deve-se buscar a melhor maneira de intervenção, aliando os conhecimentos do engenheiro com a experiência dos trabalhadores.

3- De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

R- Sem dúvida, a principal ferramenta é a comunicação entre a equipe de trabalho e o engenheiro de segurança. Deve haver maior facilidade de dialogo entre os níveis operacionais e gerenciais, pois os engenheiros não podem realizar suas funções isoladamente. É necessário que eles possuam informações concretas para criar métodos eficazes. A comunicação é imprescindível para a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da ergonomia em suas atividades. Para isso, pode-se usar como ferramenta, casos ocorridos anteriormente para que possam visualizar os problemas que podem surgir posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com