TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS PAÍSES DA ETNOGRAFIA: Boas e Malinovshi

Resenha: OS PRINCIPAIS PAÍSES DA ETNOGRAFIA: Boas e Malinovshi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

OS PAIS FUNDADORES DA ETNOGRAFIA: Boas e Malinowshi

Até o século XIX, a etnografia era realizada por repartição de tarefas, na qual existiam o observador (viajantes, missionários) que fazia a função de buscar as informações sobre determinado assunto ou sociedade e o pesquisador erudito, que recebia, analisava e interpretava essas informações. Porém, a partir século XX essa disciplina sofreu uma verdadeira mudança. O pesquisador antropólogo passa a observar a necessidade de sair da sua zona de conforto que é o seu gabinete e ir atrás de suas próprias pesquisas, buscando adquirir as verdadeiras informações. Desse modo, o trabalho de campo passa ser a própria pesquisa e o antropólogo aprende a viver como um membro da sociedade que estuda.

Os principais contribuidores para a elaboração da etnografia e da etnologia contemporânea foram Franz Boas e Bronislaw Malinowshi.

A participação de Boas nessa revolução foi com a pesquisa microssociológica. Ele ensina que tudo deve ser anotado nos mínimos detalhes e descrito de forma fiel e meticulosa, mas também que a sociedade adquiriu uma totalidade autônoma. Com isso Boas chegou à conclusão que o costume só tem significado se for associado ao contexto em que se insere e para isso é necessário compreender o lugar particular ocupado por esse costume, sendo agora função do próprio antropólogo fazer essas observações e não mais confiar nos investigadores.

Boas também anunciou o que é chamado de etnociência, na qual não há objeto nobre nem objeto indigno da ciência, todos fazem parte do patrimônio metafísico de um determinado grupo e devem ser levados em consideração nas pesquisas. Ele ainda foi um dos primeiros a mostrar a importância e a necessidade de ter acesso à língua da cultura em que se pesquisa, pois as tradições e as culturas não podem ser traduzidas e sim, reconhecidas na língua original do povo estudado para não sofrerem distorções. Independentemente de toda a sua contribuição para a etnografia moderna, tornou-se um desconhecido no campo científico de sua época por duas razões: nunca escreveu nenhum livro destinado ao público erudito e nunca formulou nenhuma teoria válida no campo científico.

Já Malinowshi é considerado o primeiro antropólogo a conduzir uma experiência, cientificamente, etnográfica. Ele foi o primeiro a viver com as populações que estudava e a recolher os materiais de seus idiomas, ninguém antes dele nunca tinha se esforçado em penetrar tão profundo numa cultura desconhecida. Segundo ele, um simples costume demonstra o perfil de uma sociedade e tal sociedade deve ser estudada conforme a sua totalidade.

O Malinowshi fez com que as sociedades diferentes das que se tem costume e conhecimento fossem vistas como qualquer outra sociedade, não sendo atrasadas nem primitivas, mas humanas; e afirma que toda sociedade é tão boa quanto pode ser, elas são estáveis e tendem ao equilíbrio através de instituições que satisfazem as necessidades dos homens. Com isso, ele elaborou a teoria do Funcionalismo: o indivíduo sente certo número de necessidades e cada cultura tem como função a de satisfazer a sua maneira essas necessidades fundamentais.

Outra colaboração de Malinowshi foi abrir as fronteiras disciplinares, fazendo com que o homem fosse estudado através do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com