TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS ACARRETADOS PELOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.410 Palavras (14 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 OS PROBLEMAS DO DESCARTE DE REMÉDIO NO LIXO..............................4

2.2 Descartes de Medicamentos................................................................................7

2.3 Os Descartes de Remédios e Seus Impactos no Meio Ambiente........................8

2.4 Legislações..........................................................................................................9

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................11

REFERÊNCIA...........................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade abordar sobre os problemas acarretados por remédio quando disposto ao meio ambiente, os efeitos químicos causados e a possível influência nos seres vivos (humanos animais e plantas); se há no município soluções ou local adequado para descarte desses medicamentos. Visa também conscientizar a sociedade sobre o risco que o medicamento descartado de forma indevida pode causar, considerando que informações a esse respeito são escassas.

Diante disso realizou-se uma pesquisa a campo, no município de Cáceres-MT, objetivando saber para onde são direcionados os remédios que sobram em postos de saúde, os que são depositados em lixo comum, qual sua disposição final, se existe uma forma de classificação e de tratamento no município. Soubemos que ainda encontram-se resto de medicamentos em lixos comuns e são depositados em locais inapropriados, mais especificamente no lixão a céu aberto, sem qualquer tipo de separação.

A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matérias primas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.

Quanto mais lixo, mais problemas. O aumento na geração de resíduos sólidos tem várias consequências negativas: custos cada vez mais altos para coleta e tratamento do lixo; dificuldade para encontrar áreas disponíveis para sua disposição final; grande desperdício de matérias-primas. Por isso, os resíduos deveriam ser integrados como matérias primas nos ciclos produtivos ou na natureza.

Este trabalho trouxe a importância e a preocupação que devemos ter com meio ambiente e com saúde coletiva devido ao descarte de medicamentos utilizado nas casas e as consequências que pode trazer futuramente por não existir informações adequadas. Os seres humanos desconhecem o que leva a degradação da natureza, principalmente dos medicamentos e destino que deve seguir.

Precisamos, ainda, reformular nossa concepção a respeito do lixo. Não podemos mais encarar todo lixo como “resto inútil”, mas, sim, como algo que pode ser transformado em nova matéria-prima para retornar ao ciclo produtivo.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 OS PROBLEMAS DO DESCARTE DE REMÉDIO NO LIXO

Atualmente, devido à falta de informação podemos observar que os lixos de forma geral têm proporcionado vários problemas em muitas regiões do país inclusive em nossa cidade. Ferreira (1995) nos esclarece que “lixo”, é tudo aquilo que se joga fora, que não presta. Por não receber o manejo adequado, medicamentos vencidos e/ou estragados estão sendo descartados sem controle e não estão recebendo os devidos cuidados previstos, ampliando as possibilidades de uma possível contaminação. Sendo o caso dos medicamentos, que são depositados em lixo comum, sem a devida separação, descartados em lixão a céu aberto causando diversas poluições no solo, lençol freático, e as águas superficiais e profundas.

A espécie humana, no entanto, parece ainda não compreender a relação de dependência que mantém com terra. Ao desenvolver suas atividades, os seres humanos destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação: poluem o ar que respiram, contaminam a água que bebem, degradam o solo que os alimenta, comprometendo ainda as formas de vida que compartilham do mesmo espaço, ao quais todos, em tese, têm o mesmo direito. Mas os homens, em sua arrogância, comportam-se não só como se fossem a única espécie sobre a Terra, mas como se a sua geração fosse à última, sem despender cuidados mínimos com a sustentabilidade do planeta. (DUARTE, 2008, pg11.).

O destino final deste medicamento tem se tornado um problema muito sério e abrindo uma ampla discussão num todo, pois as pessoas ainda depositam remédios em lixo comum que são levados diretamente ao lixão e vem se tornando cada vez mais evidente, haja vista que a degradação é grave e severa em nosso meio ambiente, pelo fato de não ter local adequado para ser depositado.          

Os problemas ambientais ganharam diversos destaques no mundo, porque a sociedade não está ainda dando a devida importância aos prejuízos que poderemos ter num futuro breve. Acredito que seja preciso que todos compreendam e que façam alguma coisa no sentido de preservar o meio ambiente para que não seja só a natureza para eliminar os resíduos, que são jogados de forma brutal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (475.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com