TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS OCUPACIONAIS DA MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICO

Por:   •  14/3/2018  •  Monografia  •  6.961 Palavras (28 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Segurança do trabalho

Rayane Morgana Gonçalves Lima

RISCOS OCUPACIONAIS DA MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS E POSSIVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS.

Brasília

 2015

Rayane Morgana Gonçalves Lima

[pic 2]

TÍTULO DA MONOGRAFIA

Monografia apresentada à banca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como requisito parcial à obtenção do grau de Técnico em Segurança do Trabalho.

Orientador: Sabrina Martins Andrade

Brasília

2015 


SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL[pic 3]

Monografia apresentada à banca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, como requisito parcial à obtenção do grau de Técnico em Segurança do Trabalho.

 

 Título da Monografia

 

 

Rayane Morgana Gonçalves Lima

 

 

Aprovado por:

 

 

_________________________

Sabrina Martins Andrade

 

 

__________________________

Professor: .....

 

 

__________________________

Professor: .....

 [pic 4]

 

Brasília, dia de mês de ano.

[pic 5]

Dedico esta monografia a minha amada e querida mãe Mariana, ao meu namorado Wonder por todo incentivo e apoio nas horas em que mais precisei.

        

        

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

Agradeço a Maria José que me deu a ideia desse trabalho e todo o seu apoio durante a elaboração do mesmo; aos meus companheiros de faculdade Aila, Priscila, Edson, e Suely que me auxiliaram nessa conquista; a toda minha família; a Deus que me deu força e sabedoria para chegar até aqui; a família do meu namorado por todo apoio e carinho e também a todos os meus amigos.

[pic 9]

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”.

( Dalai Lama)

[pic 10]

AUTORIZAÇÃO[pic 11]

TÍTULO DA PESQUISA[pic 12]

Rayane Morgana Gonçalves Lima[pic 13]

Na qualidade de titular dos direitos  de autor da publicação, autorizo o SENAI-DF a disponibilizar, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura e impressão, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.[pic 14][pic 15]

.

[pic 16]

Brasília – DF, ____de __________de 2015.

_________________________________________

Rayane Morgana Gonçalves Lima

RESUMO

1 INTRODUÇÃO  

A sociedade atual tem demonstrado preocupação com as condições de trabalho dos profissionais de diversos setores, haja vista que muitas são as leis que amparam o trabalhador entre outras questões nas questões de segurança. Estas leis ora foram constituídas pela pressão dos movimentos sindicais que representam diversos segmentos de trabalhadores, ora pelas Instituições Estatais ou Privadas que necessitavam adequar-se ao padrão exigido por Organizações Internacionais para terem credibilidade.

 Mesmo com a existência de leis que regulamentam as condições de trabalho de diversos setores trabalhistas muitos são os acidentes de trabalho bem como doenças adquiridas em serviço.

Face ao exposto anteriormente, este estudo pretende investigar quais os riscos ocupacionais dos profissionais da enfermagem, na manipulação de quimioterápicos e possíveis impactos ambientais quando não cumpridas as normas de segurança ao profissional de saúde durante procedimento de quimioterapia, uma vez que expostos a atividades e/ou operações insalubres, o profissional está constantemente em contato com agentes químicos, em especial quando as barreiras usuais do corpo são ultrapassadas.

Neste caso enfermeiros, técnicos entre outros que realizam a manipulação, estão expostos a risco de contaminação caso medidas adequadas de proteção não sejam rigorosamente observadas. Outro aspecto relacionado às questões de segurança à saúde deste profissional e outros, se refere ao descarte incorreto desses materiais que podem trazer o risco de contaminação para a população e profissionais de outras áreas. Portanto, o que o profissional da área e outros da saúde, a população em geral necessitam para ter proteção adequada em relação aos procedimentos quimioterápicos?

Para dar conta desta questão será necessário averiguar se há manipulação indevida dos quimioterápicos e se sim, seria por negligência das Instituições de saúde ou do próprio trabalhador; verificar se há falta de manutenção dos equipamentos de manipulação; se existe qualificação de todos os profissionais da área.

Assim este estudo justifica-se por compreender que é de suma importância que quem cuida tão criteriosamente dos pacientes também se cuide com os mesmos rígidos critérios de segurança, pois a maioria dos procedimentos que envolvem agentes quimioterápicos são cancerígenos, seus agentes manipuladores estão expostos a tais riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (581.7 Kb)   docx (343.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com