TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Ergonomia

Casos: Objetivos Da Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO CLASSIFICANDO AS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DO POSTO DE ABASTECIMENTO

INTRODUÇÃO

A segurança do trabalho está presente em todos os setores que possa a vir oferecer riscos de acidentes e danos à saúde do trabalhador. Deve haver a prevenção dos riscos relacionada à saúde das pessoas que trabalham em determinados ambiente. Para isso, é de suma importância a vivência do colaborador em seu ambiente de trabalho de forma segura, do qual o ambiente deverá ser um lugar com boas condições para um excelente desempenho do colaborador. O presente relatório foi elaborado especificamente ao fundamento Prevenção e Controle de Riscos em Maquinas e Equipamentos relacionados ao Posto de combustíveis, líquidos e inflamáveis, situado na cidade de Baixo Guandu ES. A falta de conhecimento por parte dos empresários e proprietários de estabelecimentos aos dispositivos normativos de segurança e combate a incêndio previsto na legislação brasileira, implica numa atitude pouco preventiva, e isso talvez seja o fator agravante que mais colabora para o risco de acidentes em nosso país.

A expectativa desse relatório é de que o Posto de líquidos, combustíveis e inflamáveis, já existente, esteja dentro das normas vigentes de Prevenção e Controle de Riscos em Maquinas e Equipamentos e combate á incêndio, tanto na constatação dos dispositivos de segurança no local, quanto ao estado em que se encontram. Caso o contrário ocorra, proporcionaremos uma adequação de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

OBJETIVO

Avaliar o posto de líquidos, combustíveis e inflamáveis, já existente, se o mesmo esteja dentro das normas vigentes de prevenção e controle de riscos em maquinas e equipamentos, o sistema de combate á incêndio, instalações sanitárias e do telhado/cobertura da área de abastecimento dos veículos, dos tanques de armazenamento de combustíveis (enterrados ou suspensos), das bombas de abastecimento de combustível, fazer uma análise crítica do "programa de manutenção" atual do posto de abastecimento de combustíveis, descrevendo os seus pontos fortes e fracos.

SISTEMA DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EXISTENTE

Os sistemas de proteção de combate a incêndio do estabelecimento estão bem localizados e em ambientes de fácil acesso, sinalizados e protegidos contra intempéries e danos físicos em potencial, obedecendo às normas técnicas de segurança.

O posto de combustíveis possui dois extintores classe A e 6 (seis) das classes BC.

Existe um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção e combate de incêndio, tomando medidas e ações para a prevenção ou minimização do impacto destrutivo de uma emergência, sinistro, evacuação de ambientes e prestação de primeiros socorros dentro da empresa.

Porém no levantamento realizado do local de estudo não foi detectado nenhum sistema de hidrantes e nem há a presença da brigada de incêndio.

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

Foi verificada que existem duas instalações sanitárias, as mesmas se encontram em ótimo estado de conservação e limpeza, porem uma é aberto aos clientes e a outra é reservada para os funcionários. No quadro de funcionários esta contemplando uma mulher e de acordo com a Norma Regulamentadora Instalações Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho devem ser separados por gêneros quando houver homens e mulheres no local de trabalho.

A rede de esgoto sanitário do estabelecimento é segregados dos demais efluentes e lançados em rede pública.

TELHADO/COBERTURA DA ÁREA DE ABASTECIMENTO DOS VEÍCULOS

A estrutura do telhado é metálica com colunas metálicas e telhas também metálicas que protege todas as ilhas de abastecimento contra condições intempéries.

A estrutura da cobertura é alta (pé direito na altura de 6m), há uma ventilação natural que reduz a concentração de vapores a níveis muito baixos. Isto faz com que os riscos de explosões provenientes das descargas atmosféricas sejam muitíssimos reduzidos. A proteção contra raios diretos é feita pelo aterramento das colunas, este aterramento é interligado formando uma malha de terra a qual é referia todos os potenciais do posto.

DOS TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS (ENTERRADOS OU SUSPENSOS)

São equipamentos regulamentados de acordo com as Normas Brasileiras no estabelecimento contempla 2 (dois) tanques subterrâneo em aço carbono de paredes duplas um com capacidade de 10 (dez) mil litros contem diesel em seu recipiente e outro com 30 (trinta) mil litros divididos em dois compartimentos contendo gasolina.

Os combustíveis são recebidos de forma a granel, através de caminhão tanque e o combustível é descarregado através de bocas de descargas identificadas no chão com pinturas refletivas e com o código do produto ali armazenado.

DAS BOMBAS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

São equipamentos destinados a medir volumes contínuos de combustíveis líquidos, no estabelecimento existem 4 quatro bombas todas as bombas são eletrônicas tipo gabinetes e duplas. O equipamento permite modo abastecimento normal ou com predeterminação em valor R$ / Volume. Após inspeção visual com os colaboradores do posto de combustíveis foi verificado que todos os equipamentos se encontram em ótimo estado de conservação e se nenhuma anormalidade.

ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO

Após inspeção visual e através de relato dos colaboradores do posto de combustível foi verificado que a conservação dos equipamentos começa pela manutenção operacional, que exige que os equipamentos e áreas que compõem sua operação estejam arrumados, limpos e adequadamente inspecionados para identificar a necessidade da manutenção técnica. A checagem é feita pela própria equipe do estabelecimento, todos os colaboradores são devidamente treinados para o serviço.

A manutenção técnica é responsabilidade exclusiva de uma empresa especializada com profissionais devidamente treinados e qualificados, a fim de garantir o restabelecimento da operação de forma segura e ambientalmente correta. E esta é realizada somente quando a inspeção operacional detectar sua necessidade.

Mais existem falhas que foram constatados durante inspeção, uma delas é que não foi evidenciada nenhuma documentação que comprove que os equipamentos estão sendo inspecionados e outra é na mudança de turno os colaboradores já começam iniciando suas atividades sem ao mesmo verificar os equipamentos.

De acordo com NBR 15594-3, de 2008, são estabelecidos procedimentos mínimos de uma manutenção segura e ambientalmente adequada para os postos revendedores de combustíveis veiculares, que serve de referência para o plano de manutenção. É obrigatório o trabalho de manutenção, que se classifica em operacional, técnica, preventiva e corretiva e de acordo com inspeção in loco foi verificado que estão sendo realizadas somente as inspeções visuais e a manutenção técnica que é de responsabilidade da empresa contratada pra realizar o serviço.

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PARA O POSTO DE ABASTECIMENTO

Procedimentos mínimos de uma manutenção segura e ambientalmente adequada para o posto revendedor de combustível veicular, bem como serve de referência para o plano de manutenção. Segue abaixo lista de verificação e qual a periodicidade: diária, semanal, mensal, bimestral, semestral, anual ou constante:

Verificação DIÁRIA

Bicos, mangueiras, válvulas de segurança de mangueiras, filtro transparente e visor de fluxo:

• Realizar inspeção visual para verificar possíveis vazamentos, danos e avarias.

• Verificar funcionamento correto do desligamento do bico automático.

• Verificar bicos e mangueiras defeituosos.

• Realizar limpeza com produto neutro biodegradável e não utilizar estopa.

Bicos, mangueiras, válvulas de segurança de mangueiras, filtro transparente e visor de fluxo:

• Realizar inspeção visual para verificar possíveis vazamentos, danos e avarias.

• Verificar funcionamento correto do desligamento do bico automático.

• Verificar bicos e mangueiras defeituosos.

• Realizar limpeza com produto neutro biodegradável e não utilizar estopa.

Exterior de unidade abastecedora:

• Efetuar limpeza geral das partes externas com produto neutro, biodegradável e não utilisar estopa.

• Realizar inspeção visual de teclado, vidros, iluminação, visores, densímetro, selos nos lacres, interlock.

• Verificar o estado de funcionamento do densímetro.

• Aferir as unidades abastecedoras padrão lnmetro.

• Verificar estabilidade de unidade abastecedora.

• Verificar placa de identificação e sinalizações obrigatórias.

Verificação SEMANAL

Interior de unidade abastecedora:

• Realizar inspeção visual para verificar possíveis vazamentos, componentes danificados e fiações aparentes.

Caixa separadora de água e óleo da CSAO:

• Limpar e manter limpo o pré-filtro/caixa de areia, livres da presença de resíduos sólidos, e manter o nível interno de água.

• Verificar o nível de óleo no interior da caixa separadora de água e óleo.

• Limpar e manter limpo o reservatório de coleta de óleo, descartando o óleo separado conforme legislação vigente.

Verificação MENSAL

Tanque:

• Verificar estado da sinalização de identificação dos produtos armazenados em cada um dos tanques.

Verificação BIMESTRAL

Caixa separadora de água e óleo da CSAO:

• Verificara integridade (trincas, rachaduras, quebras) do corpo e dos componentes internos da caixa separadora de óleo e de seus periféricos.

• Desmontar as partes internas de CSAO e do pré-filtro e realizar a limpeza completa utilizando jatos de água.

Verificação SEMESTRAL

Filtragem de diesel:

• Verificar o funcionamento da eletrobóia.

Verificação ANUAL

Exterior de unidade abastecedora:

• Efetuar limpeza geral de visores, mostradores, painéis. Vidros, filtros, rodas indicadoras de valores das unidades abastecedoras e densímetros, substituindo o que se fizer necessário.

Interior de unidade abastecedora:

• Calibrar as unidades abastecedoras, padrão dos órgãos metrológicos competentes.

• Efetuar limpeza das rodas da registradora.

• Lubrificar interlock e registradora.

• Verificar o estado das correias.

• Verificar os estado das polias e mancais.

• Verificar a regularidade de fluxo e vazão de bombeamento.

• Verificar a integridade das caixas à prova de explosão.

• Inspecionar os lacres, padrão órgão metrológicos competentes.

Verificação CONSTANTE

Bicos, mangueiras, válvulas de segurança, filtro transparente e visor de fluxo:

• Substituir bicos, mangueiras, válvulas de segurança de mangueira, filtro transparente e visor de fluxo defeituoso.

Exterior da Unidade abastecedora:

• Substituir e/ou regular os itens defeituosos encontrados nos equipamentos.

Interior de unidade abastecedora:

• Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção da presença de água ou produto.

• Verificar a integridade (quebras, trincas, rachaduras ou empenamento) do corpo e das tampas das câmaras de contenção.

• Verificar a integridade (quebras, trincas, rasgos) do corpo e da coifa dos flanges de vedação.

• Verificar se as tubulações em uso (hidráulica, elétrica, automação ou monitoramento) e que entram na câmara de contenção estão vedadas.

Tanque:

• Em caso de substituição de produto nos tanques, deve ser procedida uma limpeza prévia dos tanques.

• Verificar nível de água no fundo dos tanques de diesel. Caso haja presença de água, deve ser efetuada drenagem.

• Verificar o estado de funcionamento.

• Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção.

• Verificara integridade (quebras, trincas, rachaduras ou empenamento) do corpo e das tampas das câmaras de contenção.

• Verificar a integridade (quebras, trincas, rasgos) do corpo e da coifa dos flanges de vedação.

• Verificar se as tubulações em uso (hidráulica, elétrica, automação ou monitoramento) e que entram na câmara de contenção estão vedadas.

• No caso de suspeita de vazamento em SASC, solicitar ensaio de estanqueidade.

• Sempre que for necessária a transferência de combustíveis entre tanques, utilizar empresa técnica especializada.

Válvulas de retenção:

• Verificar os indícios de vazamentos ou problemas nas válvulas de retenção.

Linha de respiro (obstrução):

• Verificar a saída do respiro.

• Observar se a operação de descarga do caminhão- tanque está lenta e se a bomba para de abastecer.

• Observar se há borrifação de produto quando da descarga do caminhão-tanque.

Câmaras de contenção (Sump de tanque e sump de filtro):

• Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção.

• Verificar a integridade (quebras, trincas, rachaduras ou empenamento) do corpo e das tampas.

• Verificar a integridade (quebras, trincas, rasgos) do corpo e da coifa dos flanges de vedação.

• Verificar a integridade dos adaptadores.

• Verificar a integridade do colar e tampa do dispositivo de descarga selada.

Caixa separadora de água e óleo da CSAO:

• Reparar ou substituir os itens defeituosos encontrados durante a operação.

• Filtragem de diesel:

• Verificar se ocorre funcionamento da unidade de filtragem sem que haja abastecimento. Verificar a integridade da caixa de comando à prova de explosão.

• Verificar a integridade dos lacres do eliminador de ar da unidade abastecedora.

• Verificar possíveis vazamentos na bomba de engrenagem.

• Verificar o perfeito funcionamento do manômetro.

• Efetuar a troca de todos os elementos filtrantes, sempre que o manômetro de controle indicar pressão acima da recomendada ou a cada 50.000 l de diesel filtrado.

Coletores de água superficial, tubulações, canaletas de pista:

• Realizar limpeza dos ralos, canaletas e caixas de passagem, retirando todos os detritos que possam provocar obstrução do sistema.

ORIENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA OS FRENTISTAS

Sobre a aplicação de todas estas regras, o frentista precisa ser orientado para também informar das obrigatoriedades ao cliente.

Também foram inseridas nas novas normas da ABNT os seguinte avisos:

• Produto altamente inflamável.

• Desligue o motor.

• Não fume.

• Desligue o celular.

• Desça da moto (para abastecer).

• Proibido o abastecimento em recipientes não autorizados.

• Proibido o abastecimento por pessoas não autorizadas.

...

Baixar como  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »