TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Ergonomia

Trabalho Escolar: Objetivos Da Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

A ergonomia no trabalho é muito ampla, abrangendo um grande e complexo campo, pois envolve todas as variáveis de um ambiente de trabalho, ao contrário do que era o comumente pensado (meu caso e acredito que muitas pessoas pensavam assim também) erroneamente se restrigindo apenas à postura do funcionário, fazer pausas entre os serviços contínuos e fazer alguns exercícios durante estas pausas do serviço com o pulso e o corpo para não causar LER.

O Eng. de Segurança não pode se responsabilizar em “criar” um ambiente de trabalho próprio à segurança, satisfação, saúde mental e produtividade do funcionário. O ideal é ele apontar os pontos em que há falhas ergonômicas na empresa e intervir quando e sempre que necessário para alcançar os itens citados acima, mas isso tudo com um englobamento de toda a indústria/empresa desde os operários até a gerência. Assim, ele pode analisar e conceituar a melhor forma de desempenhar uma função para que tanto o funcionário quanto a empresa tenham benefícios e não pode se esquecer (e precisa conscientizar toda a indústria inclusive a gerência e encarregados de produção) que a saúde e bem estar do trabalhador vêm acima da produção e dos lucros da empresa.

Acredito que um grande erro de várias empresas é generalizar o serviço, querendo que tudo seja igual às outras indústrias do ramo (ou seguindo o mesmo padrão da matriz para as filiais) ignorando as características da população de trabalhadores de determinada região, como aspectos fisiológicos, culturais, psicológicos e sociais. Não é porque de determinado modo dê certo em uma empresa, que as outras do mesmo ramo têm que fazer daquele mesmo jeito para tudo caminhar da mesma maneira e para isso o homem tem que se adaptar à máquina/trabalho.

Desta maneira, como há muitas variáveis que interferente no sistema, o que um engenheiro de segurança de uma indústria necessita melhor observar e pontuar para análise, pode ser muito diferente de outra do mesmo ramo que segue o mesmo padrão. Uma indústria não é igual à outra que faz a mesma coisa, pelo contrário (e por experiência própria), é completamente diferente. Assim como há diferentes engenheiros, seus diagnósticos podem ser muito diferentes e suas soluções bastante distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com