TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Ergônomia

Exames: Objetivos Da Ergônomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

A Engenharia de segurança vem se modernizando com o passar dos anos através da criação ou atualizações de leis/portarias, novos conceitos e novas ferramentas de análise. Essa modernização tem ampliado a atuação e o papel do engenheiro de segurança. As empresas estão buscando cada vez mais produtividade e qualidade e, como contra partida, estão oferecendo as condições mínimas necessárias em termos de conforto, segurança, higiene, alimentação entre outros, aos seus trabalhadores.

Concordo com o papel do engenheiro de segurança como conceituador e como tal cabe a ele analisar as situações de riscos caracterizando-as e definindo soluções e conceitos de forma a eliminar, se possível, ou minimizá-las. A ergonomia tem papel fundamental, uma vez que possui uma interdisciplinaridade interagindo com várias áreas como a social, humana, técnica e da vida. Introduzir a ergonomia dentro das soluções que gerem bem estar, conforto e segurança irá proporcionar um ambiente saudável/seguro e a conseqüência será os trabalhadores produzir mais, melhor e em menos tempo o que resultará em um ambiente coorporativo com alto nível de satisfação.

A partir do momento que o engenheiro de segurança conseguir introduzir esses conceitos e criar uma cultura de uma ambiente saudável/seguro todos os envolvidos, sejam operários, operadores de máquinas até os níveis gerenciais mais altos irão entender e aceitar o papel de conceituador do engenheiro de segurança e esta talvez seja a melhor forma que o engenheiro de segurança tem de se preservar e evitar conflitos.

Qualquer intervenção ou mudança gera desgastes. Minimizar estes desgastes não é tarefa fácil e valorizar a experiência é fundamental, mas não é tudo. Nesse ponto é que a ergonomia, por seu vasto campo de interações, também se mostra importante. Utilizar o conhecimento prático e as competências dos operadores ou de qualquer colaborador envolvido, além de entrevista-los, entender os riscos, os problemas, a visão deles como usuários e finalmente, discutir soluções envolvendo todos e formando equipes multidisciplinares, são formas de reduzir o impacto sobre uma intervenção. Algumas vezes, nem todas as soluções encontradas por uma equipe multidisciplinar podem ser aplicadas. Algumas podem ter um alto custo de implantação com um resultado de melhoria não tão satisfatório. Mesmo assim, em situações como esta, o fato de você ter membros de diversas áreas e principalmente membros das áreas envolvidas presente e participando das soluções facilitará a compreensão daqueles que não tiveram suas idéias aceitas. Valorização da experiência dos envolvidos é ter respeito por suas idéias; é ouvi-los; é buscar soluções compartilhadas.

As dificuldades de implantação ou de criação de uma cultura ou de conceitos de segurança e saúde do trabalho são muitas. Pressões econômicas por resultados, qualificação e nível de educação da classe operária talvez sejam a maior barreira para criação de um ambiente saudável/seguro. Podemos dispor e utilizar de diversas ferramentas e técnicas para análise de problemas, horas e mais horas de treinamentos dos envolvidos, mas tudo isso, apesar de melhorar, não é suficiente sem que haja consciência de ambas as partes, dos operários e dos administradores/gerentes. Acho que as palavras mágicas, se é que existe uma, são: diálogo, compreensão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com