TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 15

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA

EDUCAÇÃO INFANTIL

 Desenvolver o esquema corporal (conhecimento do próprio corpo, de suas partes, etc).

 Desenvolver a orientação espacial (sabe se deslocar pelos espaços de aula, seguir direções, planos, sentidos, etc).

 Desenvolver a orientação temporal (noções de tempo, ritmo, velocidade, etc).

 Desenvolver a lateralidade (dominância lateral, reconhecimento de direita e esquerda).

 Desenvolver as habilidades motoras básicas (Manipulação, Locomoção, Estabilização).

 Desenvolver as capacidades motoras condicionais (velocidade, flexibilidade, força, resistência) e coordenativas (ritmo, coordenação motora, expressão etc).

 Desenvolver o gosto e o prazer pela atividade física;

 Desenvolver o conhecimento sobre o corpo e os cuidados com o seu e o dos outros;

 Solucionar problemas de ordem corporal;

 Favorecer a integração social;

 Desenvolver a expressão corporal e a criatividade;

 Adquirir conhecimento de regras e aceitação de resultados;

 Oferecer oportunidades e situações para que a criança critique, analise e apresente propostas de mudança nas atividades;

 Criar um ambiente de igualdade de direitos e posições nas atividades.

 Resgatar a cultura popular dos jogos e brincadeiras folclóricas.

 Utilizar as horas de lazer de forma sadia

 Desenvolver noções sobre saúde (nutrição, higiene, etc.)

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (RCN)

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

• desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

• descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

• estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

• estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a particular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

• observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

• brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

• utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

• conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Planejar = pensar sobre as possíveis ações que pretendemos realizar.

Planejamento de ensino é: “previsão inteligente e bem calculada de todas as etapas do trabalho escolar que envolve as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e eficiente”. (MATTOS, L. A. de, 1968).

Segundo Neira (1999), “planejar é preparar bem a ação, acompanhando-a para confirmar ou corrigir o decidido, revendo-a e criticando a preparação feita, depois de tudo terminado”. Segundo o mesmo autor, planejar é estruturar uma linha de ação de acordo com uma realidade avaliada (evitando improvisos).

Tipos de planejamento:

1- Sistema de educação = municipal, estadual e nacional. Reflete as políticas educacionais de uma nação, com objetivos, finalidades, metas, etc.

2- Da Escola = é o projeto ou proposta pedagógica da escola, seu plano escolar, etc. Varia dependendo do currículo, filosofia, tipo de avaliação, diretrizes, objetivos, etc. Pode ser influenciado pela realidade socioeconômico da clientela, da cultura do povo, etc. Deve ser elaborado em conjunto com o corpo docente, funcionários e se possível, com alunos, pais, etc.

3- Do Currículo = fundamentos e conteúdos de cada disciplina, sistema de avaliação, etc.

4- De Ensino = documento mais elaborado feito por um grupo de professores ou

individualmente, detalhando objetivos gerais e específicos, recursos didáticos, avaliação, etc.

5- De aula = planejando a unidade a ser dada, com clareza sobre qual o objetivo a ser alcançado, como avaliar a aprendizagem do aluno, qual recurso será usado de acordo com as características da turma, etc.

Independente do tipo de planejamento que pretendemos realizar, responderemos a algumas perguntas que de modo didático serão separadas, mas que na prática sempre devem estar interligados.

1- PARA QUE VOU ENSINAR?

São os objetivos de ensino. É uma descrição clara do que se pretende alcançar como resultado final da aprendizagem. Eles podem ser gerais (alcançados após um longo tempo, podendo ser por série ou nível de ensino) ou específicos (curto prazo, alcançáveis pelos alunos até para uma aula apenas).

Quais são as habilidades que pretendo desenvolver em meus alunos? Ao escrever o planejamento, essas habilidades devem ser indicadas por um verbo no infinitivo: avaliar, aprender, arremessar, escrever, etc.

2- O QUE VOU ENSINAR?

São os conteúdos escolares, que podem ser CONCEITOS (fatos, teorias, conteúdos, ciências, etc.), PROCEDIMENTOS (ações, desempenhos, habilidades, movimentos, saber-fazer, etc.) e ATITUDES (valores, ética, cooperação, respeito, etc.).

3- COMO VOU ENSINAR?

De acordo com os objetivos e conteúdos, devemos escolher o melhor método ou estratégia de ensino para desenvolver sua aula, que é o caminho que o professor opta para as situações de ensino-aprendizagem. Envolvem estilos de ensino (descoberta orientada, solução de problemas, comando, tarefas, etc.) que podem ser mais ou menos diretivos, etc. Alguns alunos podem preferir um ou outro método e cabe a cada professor, tentar adaptar sua aula as individualidades de cada um, aumentando a eficiência do ensino. Ex: aula expositiva, debates, painéis, pesquisas, seminários, exposições, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com