TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos da educação profissional

Artigo: Objetivos da educação profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO TRABALHO DE POLÍTICA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

METODOLOGIA

A elaboração do currículo é a partir de competências profissionais gerais do técnico por área e cada instituição deve poder construir seu currículo pleno de modo a considerar as peculiaridades do desenvolvimento tecnológico com flexibilidade e atender as demandas do cidadão, do mercado de trabalho e da sociedade.

OBJETIVO

A educação profissional requer além do domínio operacional de um determinado fazer, a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico, a valorização da cultura do trabalho e mobilização dos valores necessários a tomada de decisões.

CONCEITO

O ensino técnico possui conceito de organização curricular para a educação profissional de nível técnico independente e articulado ao ensino médio, associando a formação técnica a uma solida educação básica e apontando para a necessidade de definição clara de Diretrizes Curriculares com o objetivo de adequá-las as tendências do mundo do trabalho.

NORMAS

A educação profissional tem como norteadores a LDB e em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, caracterizando como um conjunto articulado de princípios, critérios, definição de competências profissionais gerais do técnico por área profissional a ser ensinado. O aluno deve estar matriculado ou egresso no ensino médio ou superior contará com a possibilidade de acesso a educação profissional.

Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos nas formas subsequente a articulada concomitante, devem respeitar a carga horarias mínimas 800, 1.000 ou 1.200 horas, conforme indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instruídos e mantido pelo Mec.

ORGANIZAÇÃO

Os cursos técnicos poderão ser organizados em módulos, podendo ser cursados em diferente instituição de ensino credenciada, com uma única exigência, que o prazo entre a conclusão do primeiro e do ultimo modulo não exceda cinco anos.

PLANEJAMENTO

Na educação profissional o planejamento deverá envolver não somente os docentes e demais profissionais da escola, mas a comunidade na qual a escola está inserida, principalmente os representantes de empregos e de trabalhadores. A escola deve constituir-se com centro de referencias tecnológico nos campos em que atua e para a região onde se localiza tem que ser colaborativa e interativa, que se considerem os integrantes de uma mesma escola.

O QUE DEVE SER CONSIDERADO E ENSINADO

O currículo não pode entender-se como algo predeterminado, isto é, como um “produto” a ser disponibilizado segundo regras e normas especificas, por isso é muito importante que o currículo tenha um caráter de um projeto, onde o ensino está em construção, tendo em comum a pratica pedagógica englobando todas as experiências de aprendizagem proporcionadas a escola, obtendo um ensino flexível e articulado, voltado para atuação no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com