TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os objetivos do código de ética profissional?

Projeto de pesquisa: Quais são os objetivos do código de ética profissional?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANCHIETA

CURSO DE PSICOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICOLOGO E A PRÁTICA PROFISSIONAL

CURSO DE PSICOLOGIA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANCHIETA

CURSO DE PSICOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICOLOGO E A PRÁTICA PROFISSIONAL

CURSO DE PSICÓLOGIA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

Quais são os objetivos de um código de ética profissional.

O código de ética profissional tem como objetivo fomentar a auto- reflexão exigida de cada individuo acerca da sua práxis de modo a responsabiliza-lo, pessoal e coletivamente por ações e suas consequências no exercício profissional.

Tem como missão primordial assegurar dentro de valores relevantes para a sociedade e para as praticas desenvolvidas um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

O código de ética determina a direção das relações entre os indivíduos traduzindo-se em princípios normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais.

O código de ética foi constituído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades, compromissos com a promoção da cidadania e pautou-se pelo principio de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão que deve ser seguido pelo psicólogo na sua construção buscou-se valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência.

O código de ética é constituído por princípios fundamentais como regras e responsabilidades que o psicólogo precisa seguir respeitando a igualdade e integridade do ser humano, apoiando os valores que embaçam a declaração universal dos direitos humanos.

As necessidade de atualização do código de ética do psicólogo em 2005.

Devido as constantes mudanças que vem acontecendo na sociedade foi percebido a grande necessidade de atualização do código de ética do psicólogo para poder compreender melhor o ser humano e acompanhar as mudanças que vem ocorrendo com muita rapidez.

Abre-se um desafio à complexidade de contínuas e profundas transformações para a psicologia que é uma ciência que interpreta e estuda o comportamento humano. O ser humano é um ser sujeito a continuas mudanças na sua luta para ocupar um espaço no mundo e ao mesmo tempo ele é um sujeito e um objeto de estudo da psicologia e dentro desta dimensão, propor um Código de Ética é colocar-se, de um lado, numa reflexão constante do ser humano como sujeito de mudanças, e, do outro lado, cristalizar com normas propostas de comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com