TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta E Demanda

Trabalho Escolar: Oferta E Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 5

As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda. Cap. 4 N. Gregory Mankiw

Existem muitos determinantes da quantidade ofertada, mas o preço representa um papel central. E essa relação entre preço e quantidade ofertada é chamada de: Lei da Oferta- Segundo esta lei com tudo o mais mantido constante um aumento no preço do bem aumenta a quantidade ofertada e, quando o preço de um bem diminui, a quantidade ofertada desse bem também reduz. Como a quantidade ofertada aumenta quando o preço do bem aumenta e diminui quando o preço cai dizemos que a quantidade ofertada está positivamente relacionada com o preço do bem.

Oferta de mercado- Assim como fazemos para encontrar a curva de demanda de mercado somando horizontalmente todas as curvas de demandas individuais, para encontrar a curva de oferta do mercado também é somado horizontalmente às curvas de ofertas individuais.

Deslocamentos da Curva de Oferta-

A curva de oferta nos indica a quantidade de bem que o produtor esta disposto a fornecer a um determinado preço, entretanto essa disposição pode mudar ao longo do tempo fazendo com que haja um deslocamento da curva de oferta. Muitas variáveis podem deslocar a curva da oferta sendo as mais importantes: Preço dos insumos- quando o preço de um ou mais insumos aumenta a produção de determinado bem torna se menos lucrativa e as empresas ofertam menos; Tecnologia- com avanços de tecnologia o custo de produção para as empresas diminui o que estimula produzir mais bens; Expectativas- A quantidade ofertada hoje por uma empresa pode depender de suas expectativas quanto ao futuro, exemplo: caso a empresa acredite num aumento de preços no futuro ela pode estocar a produção atuar buscando auferir maiores lucros no futuro com o aumento de preços; Número de vendedores- exemplo caso um mercado seja composto de quatro vendedores e dois decidam sair do mercado haverá uma queda na oferta.

Oferta e Demanda Reunida.

No gráfico de oferta e demanda de um determinado produto há um ponto onde ocorre a intersecção das curvas, o qual é chamado de equilíbrio do mercado. O preço e a quantidade nessa intersecção são denominados preço de equilíbrio e a quantidade de equilíbrio. Quando o preço estiver acima do preço de equilíbrio haverá um excesso de oferta (e demanda menor que a do equilíbrio) e no caso do preço estar abaixo do preço de equilíbrio haverá um excesso de demanda (e pouca oferta) nestas situações o mercado buscará o ponto de equilíbrio.

Excedente do Produtor

Excedente do produtor é a quantia que um produtor recebe por um bem menos seu custo de produção. A curva de oferta reflete os custos dos vendedores, com isso ela pode ser usada para medir o excedente do produtor, logo a área abaixo do preço e acima da curva de oferta nos fornece o excedente do produtor em um determinado mercado.

Atividades

1) Cerveja e pizza são bens complementares porque frequentemente são consumidos juntos. Quando o preço da cerveja aumenta, o que acontece com a oferta, a demanda, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço de mercado da pizza?

2) Descreva o papel representado pelos preços nas economias de mercado.

3) Usando diagrama de oferta e demanda, demonstre o efeito dos seguintes acontecimentos sobre o preço de mercado das blusas de moletom.

a) Uma praga na lavoura prejudica a safra de algodão.

b) O preço dos casacos de couro cai.

c) Todas as escolas passam a exigir uniformes adequados para a aula de educação física.

d) São inventadas novas máquinas de tecelagem.

4) Além de ser um condimento, o ketchup é um complemento dos cachorros-quentes. Se o preço do tomate subir, o que acontecerá com o mercado de ketchup? Esse aumento no preço do tomate terá algum efeito no mercado de cachorro-quente?E com o mercado de suco de tomate? E com o mercado de suco de laranja?

5) Francisco é dono de um poço. Como bombear grandes quantidades de água é mais difícil do que bombear pequenas quantidades, o custo de produção de uma garrafa aumenta com o número de garrafas. Eis o custo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com