TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleo De Lorenzo

Exames: Oleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

1. TÍTULO DO FILME - “ÓLEO DE LORENZO”

O filme descreve a vida de um menino chamado Lorenzo, que aos 6 anos de idade começou apresentar comportamentos agressivos na escola, quando levado ao hospital para ser examinado, é diagnosticado com uma ANDRENOLEUCODISTROFIA (ALD), doença genética raríssima herdada da mãe, que causa uma incurável degeneração no cérebro e só afeta o ser humano do sexo masculino, deixando o indivíduo com sequelas graves, e levando-o à morte no período máximo de dois anos. Porém, os pais de Lorenzo, aflitos e frustrados com a notícia da falta de remédio e de cura para a doença ADL, eles não desistem e começam a pesquisarem mesmo sem ter formação acadêmica em medicina e assim descobrem o remédio que combate o avanço da doença, e Lorenzo sobrevive além do tempo de vida dado pelos médicos.

Essa história é um exemplo de grande importância para nós estudantes do Direito, onde podemos observar que uma doença rara, onde os pais procuraram resolver o problema buscando métodos científicos com suas próprias pesquisas, esbarrando assim nas questões sociais e na relação de poder que permeiam o campo científico.

O método científico e a origem das abordagens quantitativa e qualitativa, utilizada à Lorenzo é suspeita pelos graduados. Portanto, na sociedade moderna o saber institucionalizado precede aos valores, enquanto os pais de Lorenzo lutam pela vida do filho e tentam divulgar a terapia à outros portadores da doença, os médicos estão preocupados com o sucesso da ciência, fazendo milhares de testes e esquecendo que se trata de seres humanos lutando pela vida.

Observando a história do filme “O Óleo de Lorenzo”, e reportando ao nosso país, podemos perceber que a família “Odone” não busca seus direitos perante o Estado. Porém, do ponto de vista jurídico, existem fundamentos legais no Código Civil Brasileiro, (art. 1º Cc.), e Constituição Federal (art. 5º caput, XXXIV, letra “a” CF) e nos artigos 194 e seguintes CF/88, para recorrer ao judiciário, buscando seus direitos perante ao Estado, requerendo o tratamento, amparado no direito à vida, a dignidade humana e à saúde. O artigo 196 CF/88 preconiza a afirmação de que esse direito é "garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação".

2. REFERÊNCIAS:

1. O óleo de Lorenzo, EUA, 1992. Direção - George Miller, Duração 2:09:38 (Duas horas, nove minutos e trinta e oito segundos) – UNIVERSAL PICTURES;

3. ATORES - PERSONAGENS;

Nick Nolte = Augusto Odone

Susan Sarandon = Michaela Odone

Peter Ustinov = Professor Nikolais

Kathleen Wilhoite = Deirdre Murphy

Gerry Bamman = Doctor Judalon

Margo Martindale = Wendy

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com