TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleo De Lorenzo

Dissertações: Oleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O?malley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (129 min.), son., color.

O Filme “Óleo de Lorenzo” retrata a história verídica de uma família que enfrentou uma grande batalha pela vida.

Um casal descobre, após uma série de problemas de ordem mental e uma bateria de exames, que seu filho Lorenzo, na época com 6 anos, possui uma doença genética rara, transmitida de mães portadoras para filhos homens. A adrenoleucodistrofia (ADL) provoca uma incurável degeneração do cérebro devido a um acúmulo excessivo de um tipo de óleo em tecidos corporais, o que afeta a transmissão de impulsos nervosos, desencadeando uma série de alterações nos sistemas neurológicos, como retardo, cegueira, convulsões e paralisia dos membros, levando o paciente à morte em pouco tempo. A batalha começa quando os pais de Lorenzo descobrem que pouco se sabe e que existe pouco interesse da comunidade científica em pesquisar sobre a enfermidade.

Após a frustrante constatação de que os médicos não conheciam profundamente a doença, consequentemente não haviam medicamentos e tratamento adequado e que não havia nada a ser feito até então, além de uma dieta que embora restringisse o consumo de gorduras saturadas não surtiam efeito nos índices da doença, os pais de Lorenzo o matricularam em uma experiência, visto as nulas perspectivas de sobrevida. Em dado momento Lorenzo é exposto em uma sala repleta de médicos como um objeto de estudo. Os resultados são tratados como uma contribuição à ciência e a individualidade de Lorenzo desconsiderada, bem como sua luta e de seus pais por sua vida. Ao perceberem no processo de estudos médicos, que a doença avançava mais rapidamente que os resultados das pesquisas, seus pais começam a procurar formas de elaborar um tratamento com a finalidade de amenizar ou conter a doença. Aprofundaram-se ao estudar genética, biomedicina, neurologia e todos os ramos da ciência que os pudessem ajudar na descoberta do tratamento, Pondo em prática o conceito de “Método Científico” [Aranha e Martins, 2009] que os avanços científicos acontecem através de um ciclo, a partir de uma nova descoberta proveniente de uma descoberta antiga.

O momento de fundamental importância, foi a análise de uma linha de pesquisa baseada em testes feitos em ratos que possuíam uma doença semelhante, de armazenamento de ácidos graxos, concluíram que a forma mais eficaz seria estabilizar os níveis de gordura no sangue de seu filho, não privando os óleos, conforme resultados negativos já apontavam tanto em Lorenzo, quanto nos ratos, pois seriam repostos no corpo por superprodução natural; e sim impedi-lo de produzir gordura, inserindo em seu organismo outro tipo de gordura não nociva. Resultando em uma primeira hipótese de tratamento para Lorenzo.

Depois de muito estudo, pesquisas e testes os pais de Lorenzo chegaram a composição de dois óleos de cozinha, que não curava efetivamente a doença, mas que a estagnava. Lorenzo não voltou ao seu estado normal, mas a partir da paralisação da doença diversos tratamentos surtiram melhoras significativas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com