TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleos Essenciais

Artigo: Oleos Essenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  2.558 Visualizações

Página 1 de 2

PÓS-LABORATÓRIO:

1. Em que categoria geral de produtos naturais se enquadra as essências?

Os oléos essenciais pertencem ao grupo dos terpenos. Pertencendo ainda a alguns grupos orgânicos, como exemplo o eugenol que tem fenol como grupo funcional, e o limoneno que possui hidrocarbonetos.

2. Consulte nos catálogos (Index Merk, Handbook, etc.) o ponto de ebulição do eugenol e do limoneno.

P.E. Limoneno: 176 °C

P.E. Eugenol: 254 °C

3. Baseado no peso original de cravo e casca de laranja, calcular a porcentagem de recuperação do eugenol e do limoneno, respectivamente, considerando que as impurezas presentes no extrato são insignificantes.

4. Por que a destilação por arraste a vapor é preferida à destilação simples quando se trata de óleos essenciais?

A destilação simples acontece em uma temperatura menor, do que no arraste a vapor que seria necessário alcançar a temperatura de ebulição dos óleos que são altas, isso poderia implicar não assegurar a integridade do produto que será extraído.

5. Quando dois líquidos imiscíveis são misturados formando uma mistura heterogênea, cada substância exerce sua própria pressão de vapor, independentemente da presença da outra. Por que um sistema heterogêneo, como água e óleo essencial, destila a uma temperatura abaixo de 100oC?

6. Os constituintes de um óleo essencial particular podem ser separada por destilação fracionada a pressão reduzida, cristalização ou cromatografia. Supondo que, com óleo essencial de cravo, nenhum dos procedimentos acima citados poderia ser adotado para separar os seus componentes (eugenol e acetato de eugenila). Nesse caso, proponha um fluxograma e equações mostrando como o eugenol pode ser separado (quimicamente!!!) do seu acetil derivado.

7- Apresente a reação entre o eugenol e NaOH e escreva estruturas de ressonância que mostrem como o ânion do eugenol é estabilizado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com