TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleos essenciais ou essências gordurosas

Tese: Óleos essenciais ou essências gordurosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Tese  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Os óleos essências ou essências oleosas são utilizados na indústria de: perfumaria e cosméticos (perfumes, colônias, cremes, etc.), alimentícia (bala, bolos, licores, refrigerantes, etc.), farmacêutica (pomadas, cremes, etc.) e na área química (desinfetantes, sabonetes, etc.).

As essências podem ser naturais ou artificiais.

Essências naturais são extraídas de animais e de vegetais, como por exemplo: alfazema, amêndoa, anis, rosa, almíscar (essência de origem animal – Almiscareiro), etc.

Essências artificiais são sintetizadas em laboratórios, através de reações orgânicas como condensação, esterificação, reações de Grignard, reações de hidrogenação, reações de nitração, reações oxidativas, etc. Alguns exemplos são:

• Essência de Abacaxi – butirato de etila, valerato de amila e álcool.

Essência de Banana – butirato de etila, butirato de amila, clorofórmio, aldeído acético,

DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR USANDO O CLEVENGER

Introdução

• glicerina e álcool.

Os óleos essenciais podem ser obtidos em larga escala por vários processos:

Prensagem: Processo mecânico onde os vegetais são introduzidos em moendas. A moenda provoca o rompimento das células e liberação das essências que são arrastadas pela água, à temperatura ambiente, até um decantador, sendo então separada de água, por decantação. Este processo é muito utilizado para obtenção de essências de frutas cítricas, cuja extração é feita com as cascas dos frutos.

Extração com solventes voláteis: Para produção em grandes quantidades, este processo tem algumas limitações, pois é necessário que o solvente escolhido tenha determinadas características como:

• Seja seletivo, ou seja, dissolva rapidamente apenas a essência que se quer extrair.

• Seja inerte ao óleo essencial extraído, ou seja, que não reaja quimicamente com o óleo essencial.

• Evapore rapidamente sem deixar resíduos que possam interferir ou mascarar o cheiro da essência.

• Não seja caro para que o processo seja economicamente viável.

Este processo é utilizado para obtenção de óleos essenciais florais, como o de rosa e o de flor de laranjeira, óleos frutais, como de laranja e limão.

Enfleurage: É um processo de extração com gordura, a frio, utilizado principalmente para flores que não podem ser aquecidas (jasmim, violeta, etc.) durante a extração porque algumas essências se decompõem pelo calor. Imediatamente após a colheita, as flores são colocadas, ainda vivas, em armários fechados com prateleiras de vidro untadas com gordura. As flores ainda exalam o perfume durante 24 h após a colheita e depois morrem (murcham). A gordura utilizada para untar as prateleiras de vidro, fica impregnada com a essência das flores e, em seguida, é feita uma extração com álcool neutro (álcool de cereais).

Destilação por arraste de vapor: É o processo aplicado na obtenção da maioria dos óleos essenciais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com