TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O OPERADOR LOGÍSTICO TEM CRESCIMENTO

Projeto de pesquisa: COMO O OPERADOR LOGÍSTICO TEM CRESCIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO

Segundo a “ABML” (Associação Brasileira de Movimentação e Logística.) tem como definição: “ O operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos, especializados em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas nas varias fases da cadeia de abastecimento dos seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes. O operador também é responsável por parte do fluxo logísticos devendo propiciar a continuidade deste mesmo e as atividades forem realizadas pela própria empresa, cliente ou terceiro.”

1.1 – COMO SURGIU O OPERADOR LOGISTICO.

O operador logístico surgiu por conta de três motivos, baseados na E.C.R (EfficientsCustomer Response – Respostas Eficientes ao Consumidor.)

Onde o movimento surgiu por volta de 1980, na rede de supermercados Wal-Mart, onde o mesmo fez uma parceria com seu fornecedor para que houvesse a diminuição nos custos da empresa e maior credibilidade com seus estoques atendendo assim o cliente mais rápido.

Outro motivo forte para o surgimento foi a influencia da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management.), onde a mesma possuía tecnologia de ponta e pessoal qualificado.

E por ultimo seria a tendência mundial pela horizontalizarão ou seja a terceirização.

1.2 – DEFINIÇÃO DO OPERADOR LOGISTICO.

O operador logísticos é uma empresa terceirizada onde a mesma presta, serviço para outra empresa, tendo como função realizar toda ou parte de um processo empresarial.

Podemos ressaltar que uma empresa de transportes não pode ser considerada como uma empresa de logísticas, pois a mesma só se encarrega da entrega e não de um controle geral dos produtos.

Levando assim entendermos que a mesma executa serviços desde das operações comerciais ate a entrega, tendo também ate inclusos caminhões para aquelas empresas que não possuem.

2 – IMPORTANCIA DO OPERADOR LOGISTICO A NIVEL DE BRASIL

Com o ambiente competitivo dos dias de hoje as empresas estão constantemente em busca de uma maneira de melhorarem a sua eficacia operativa alcançando vantagem competitiva. Um número de fatores ambientais tem vindo recentemente a dificultar essa busca, criando desafios particularmente nas funções logísticas.

A sustentabilidade que é o máximo aproveitamento dos materiais sem degradar o ambiente tem colaborado para uma guerra mental para descobrimento de novas formas de planejar a logística.

A competição tem forçado muitas companhias a expandir a diversidade de produtos para se manterem competitivas, aumentando assim a sua responsabilidade perante o cliente, reduzindo o tempo de vida dos produtos, mas adicionando complexidade e custos logísticos.

O compromisso com a qualidade também tem dificultado pois em tempos em que se exigem o máximo da qualidade por mínimo de custo dificulta-se ao máximo esta equação quase que não solucionável da logística.

Com todas esta questões a logística tem nos impulsionado a um novo patamar de negócios onde a cada dia melhoramos nosso transporte e a logística de materiais e etc como um todo.

2.1 – HISTORICO E DADOS DE PESQUISAS.

No Brasil as mudanças na logística começaram a ocorrer depois de 1990, onde houve uma redução na alíquota de importação, levando assim as empresas serem mais competitivas, por conta do aumento de suas concorrências, pois se isso não ocorressem as mesma poderiam perder mercado e ate mesmo fecharem.

Poderíamos dizer que as 500 maiores empresas brasileiras gastam cerca de 7% do seu faturamento com operadores logísticos, depois disso a logística vem passando por mudanças importantes em aspectos relacionados à estrutura organizacional, atividade operacionais, relação com o cliente e ate mesmo questões financeiras.

Recentemente a Associação Brasileira de Logística – ASLOG realizou uma pesquisa para saberem as opiniões das empresas que usam esses serviços.

“Sabemos que tanto em industrias, industrias prestadoras de serviços e estabelecimentos comerciais possuem seus quadro de colaboradores diretos profissionais da área de logística. Assim, mantemos o crescimento da demanda de profissionais especializados no pais, assim como uma maior participação desse setor no desenvolvimento econômico do pais. Podemos destacar os seguintes dados, levantados pela pesquisa:

• Dois terços das empresas de logística do Brasil respondem por R$ 100 milhões em faturamento mensal;

• 37% do custo logístico das empresas brasileiras possuem custo logístico que varia entre 2% a 5% do seu faturamento;

• 25% do custo logístico das empresas brasileiras apresentam custo logístico que varia entre 5% a 8% do seu faturamento;

• 41% das empresas participantes da pesquisa adotam a terceirizaçãologística parcial, com enfoque voltado para transportes”

2.2 – QUAIS AS FUNÇÕES EXERCIDAS PELO MESMO.

Um bom operador logístico é essencial nos dias de hoje, onde as empresas buscam economia, baixo custos e eficácia, a fim de se manter vivos em meio a tantas concorrências e também é uma forma de muitas empresas que buscam crescimento onde há pouca estrutura, então a partir desses segmentos as mesmas procuram operadores logísticos para suprir suas necessidades.

No setor de transportes: o operador logístico faz com que os produtos cheguem no lugar certo, na hora certa e por um custo ideal. Existe regiões que não há muitos recursos, poucas transportadoras, neste caso o operador logístico monta planos em cima de cada necessidade usando também a logística reserva que é de suma importância em localidades onde se tem pouco fluxo de carga.

Dentro de uma empresa: o operador logístico entra sempre onde uma empresa trabalha com produtos sazonais onde a demanda aumenta e diminui em épocas do ano ao invés das empresas contratarem elas acabam utilizando serviços terceirizados.

Um operador logísticos pode aumentar e muito a competividade de uma empresa dentro do paistornando assim um importante cenário nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com