TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operação E Fiscalização De Trânsito

Ensaios: Operação E Fiscalização De Trânsito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 11

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Durante os nossos estudos vimos que o Estado tem a competência em estabelecer a adequada condição de mobilidade urbana nas cidades. Destacamos três áreas onde deve atuar para que isso aconteça: o planejamento urbano, a engenharia de tráfego e a fiscalização do trânsito. Estas áreas, gerenciadas de forma integrada, tendem a colaborar para a segurança e fluidez, pois atuam diretamente no gerenciamento do uso do solo, nos sistemas de transportes de pessoas no espaço urbano e, no ordenamento da circulação no espaço público por meio dos recursos humanos e materiais disponíveis. Neste sentido escreva sobre a importância de cada uma dessas áreas para a melhoria da segurança e da fluidez do trânsito em nossas cidades. (2,0 pontos).

Planejamento urbano: a importância do planejamento urbano enquanto processo, elaborar subsídios que auxiliem aos órgãos gerenciadores na elaboração, implantação e monitoramento de medidas que diminuam os acidentes. Para isso, o estudo se compromete a realizar um resgate histórico do processo de urbanização brasileiro e as consequências no ordenamento das cidades, para que a partir do entendimento deste contexto, possa analisar a relação existente entre o atual planejamento verificado nas cidades brasileiras e a ocorrência de acidentes de trânsito.

Surgem, neste contexto, cada vez mais estudos sobre o planejamento urbano das cidades, com o propósito de minimizar os impactos negativos que o trânsito proporciona para a vida em sociedade. Nesta linha, Vasconcellos (1999, p. 17) nos diz que o planejamento urbano tem a “[...] função de definir as formas como o solo será ocupado e usado, bem como o tipo e as características gerais da infraestrutura”.

O planejamento urbano, ainda na concepção de Vasconcellos (1999), caracteriza-se como a atividade coordenada pelo Estado que interfere no processo de crescimento da cidade, provocando profundas implicações políticas devido à interferência na propriedade privada do solo. Os produtos do planejamento urbano são consolidados na forma de propostas de regulamentação do uso do solo, da ordenação do espaço público e da criação de infraestrutura geral relacionada, principalmente, às áreas de saneamento, sistema viário e transportes.

Fontes de consulta:

- http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/2edicao/n5/Acidentes%20de%20transito%20no%20Brasil.pdf

- Livro didático – UNISUL - Operação e Fiscalização de Trânsito.

Engenharia de tráfego: tem como importância e função ordenar a circulação de veículos e de pessoas no espaço público, englobando o uso do solo e seus equipamentos básicos. As atividades exercidas pela engenharia de tráfego procuram otimizar o fluxo de pessoas e de mercadorias dentro de critérios tecnicamente definidos para a melhoria da mobilidade urbana. Assim, “[...] analisar, projetar, orientar e policiar o trânsito é, portanto, tratar predominantemente de assegurar a fluidez do tráfego dentro das melhores condições possíveis de segurança” (GADRET, 1969, p. 31).

Responsável pelo gerenciamento, operação e fiscalização do sistema viário da cidade, visando proporcionar a movimentação segura, eficiente e conveniente das pessoas e das mercadorias.

Fonte de consulta:

- Livro didático – UNISUL - Operação e Fiscalização de Trânsito.

Fiscalização do trânsito: fiscalização de trânsito operada por agente de trânsito civil ou militar visa, sobretudo, à segurança das pessoas e à melhoria da fluidez do trânsito, além de operar e fiscalizar o trânsito. Ela também desempenha papel de educador, através da orientação e conscientização de condutores e pedestres que transitam diariamente pelas vias. Seu trabalho organiza e disciplina esse espaço de cidadania, que é o trânsito; e dá suporte em casos de acidentes ou na realização de eventos, que necessitem de ordenamento. Enfim, o trabalho dele ajuda a melhorar a fluidez do tráfego em toda a cidade e consequentemente, a qualidade de vida da população.

Fonte de consulta:

- Livro didático – UNISUL - Operação e Fiscalização de Trânsito.

2. Os dispositivos de uso temporário de sinalização são elementos fixos ou móveis, utilizados em situações especiais e temporárias, como em operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear e/ou canalizar o trânsito, proteger pedestres, trabalhadores, equipamentos, dentre outras finalidades relacionadas à segurança. Neste sentido, simule a ocorrência de um evento em via pública em sua cidade e apresente os tipos e a quantidade de dispositivos de uso temporário de sinalização para o emprego neste evento, descrevendo o uso desses equipamentos conforme a necessidade levantada. (2,0 pontos).

Os dispositivos auxiliares de sinalização estão previstos e padronizados na Resolução nº 160 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, 2004). São definidos como sendo elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via.

Acidente com vítima: Por volta das 23:00 hs, em uma via pública, especificamente em um cruzamento no centro da cidade de Brasília-DF houve uma colisão entre uma motocicleta e um carro onde o condutor da motocicleta encontrava-se deitado ao solo, sentido forte dores na região do pescoço e sem condições de se locomover. Autoridades de trânsito que faziam o patrulhamento na região chegaram rapidamente, um agente de imediato fez o atendimento a vítima, mantendo-o sua cabeça apoiada e monitorou sua respiração e batimento cardíaco (órgãos vitais), através da observação visual e tato e pelo telefone acionou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Outro agente de trânsito simultaneamente visando maior segurança, posicionou a viatura antes do local do acidente de forma “rabo de fila” com dispositivo de iluminação vermelha ligado, com objetivo de alertar os condutores quanto a situações de perigo potencial, pois a situação naquele momento requeria maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com