TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operação de indutores

Seminário: Operação de indutores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Funcionamento dos indutores:

Os indutores são componentes passivos, cuja função é de armazenar certa quantidade de energia elétrica no campo magnético formado pela corrente alternada (Ca).

Para obter um campo eletromagnético é necessário que tenhamos um fluxo de corrente alternada; sendo assim esse componente somente ira funcionar com esse tipo de corrente comportando-se como curto-circuito na corrente continua (cc).

O indutor ocasiona um atraso na corrente que por ele circula. Isso acontece porque, ao alternarmos rapidamente a tensão aplicada no indutor para um determinado valor maior que o primeiro, a força eletromotriz ira levar a variação da corrente para um valor também maior. Entretanto, no indutor a corrente não acompanha o aumento da tensão, de modo que, quando a tensão aplicada ao indutor atinge o valor Maximo, a corrente ainda não atingiu tal valor.

Sendo assim, a corrente aumenta mais lentamente que a tensão somente vai atingir seu valor Maximo quando a tensão estiver em seu valor mínimo.

DESAFIO

Este desafio oferece uma visão aprofundada e ampla das necessidades requeridas em uma consultoria na área de engenharia, com a aplicação das habilidades e competências ministradas nessa disciplina.

O aluno ao final do desafio deverá apresentar um estudo de caso no qual apresentará juntamente com um grupo de 4 colegas, um trabalho abordando a correção do fator de potência de um ramo de uma instalação industrial.

No cenário atual, as empresas estão em busca de profissionais capazes de enfrentar desafios e que encontrem soluções para vencê-los. Nesse contexto, a equipe irá desenvolver uma consultoria em uma fábrica fictícia, estudando as cargas existentes, calculando corrente e tensão, potências ativas e reativas, e ainda apresentar soluções para melhoria no fator de potência. Por fim, determinar o consumo total de energia diário e dimensionar os bancos de capacitores para a correção do fator de potência, da instalação e dos equipamentos. A fábrica

fictícia será apresentada ao longo das etapas do desafio, onde serão apresentados os esquemas elétricos em corrente alternada.

Este trabalho deverá conter a descrição física da instalação alvo do estudo, a potência aparente, a potência ativa e os valores dos fatores de potência de cada elemento que sofrerá correção, bem como os valores de comércio pesquisados dos capacitores que farão a correção.

Objetivo do Desafio

Produzir relatórios parciais para entregas no primeiro e segundo bimestre e

apresentação de seminário como produção final.

Introdução

Leis de Faraday e Lenz:

Também chamada de lei da indução magnética, esta lei, elaborada a partir de contribuições de Michael Faraday, Franz Ernst Neumann e Heinrich Lenz entre 1831 e 1845, quantifica a indução eletromagnética.

A lei de Faraday-Neumann relaciona a força eletromotriz gerada entre os terminais de um condutor sujeito à variação de fluxo magnético com o módulo da variação do fluxo em função de um intervalo de tempo em que esta variação acontece

Nesse experimento pode se ter uma dimensão de como as leis de Farady e Lenz contribuíram para grandes invenções, de grande importância para a sociedade moderna e com as faltas de equipamentos modernos e , mesmo de maneira rudimentares conseguiram fazer varias experiências e obter de forma solida os conhecimentos modernos .

O objetivo desta ATPS é o de apresentar inicialmente uma explicação para o comportamento de magnetos em queda através de canos de material condutor não-ferromagnético e depois desenvolver um modelo quantitativo simples1 que prediga a velocidade terminal do imã que cai. Finalmente apresentaremos resultados experimentais para a velocidade terminal do magneto (e da associação em série de diversos magnetos), cotejando as medidas realizadas com o que o nosso modelo prediz.

Desenvolvimento

A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução tromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É à base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.

Quando um ímã se aproxima de uma espira, surge uma corrente induzida sobre ele. Essa corrente faz surgir um campo magnético, cujo sentido pode ser determinado pela regra de Àmpere. Ao aplicar essa regra verifica-se que o campo magnético tem sentido oposto ao campo magnético do ímã. Se fizermos o contrário, ao afastarmos o ímã da bobina perceberemos que a corrente induzida surge em sentido contrário à situação anterior e ao utilizar novamente a regra de Àmpere é possível perceber que o campo magnético criado pela corrente induzida tem o mesmo sentido do campo magnético do ímã.

Ao fazer essas observações Lenz concluiu que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com