TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque Voce Precisa Saber Sobre A Previdencia Social

Artigos Científicos: Oque Voce Precisa Saber Sobre A Previdencia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  4.410 Palavras (18 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 18

Curso de Graduação em Serviço Social.

PROJETO DE SEMINARIO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL; “O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL”.

Cuiabá-MT,

SETEMBRO/ 2014.

Doscente: Aldeniza Rocha

Discente:Adriano Dos Santos de Moraes RA 01510003222

Carmem Lucy P.Cypion RA 01510003713

Jucilei Joana de Souza RA 02400000865

Keylla Cristina A.do Santo RA 02400000933

Marilza Carmem de Arruda RA 02400001039

Vanilda A. A. Munhoz RA 01510002976

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Projeto apresentado a disciplina de Seminário e pesquisa em Serviço Social. SS6P40 do 6º semestre de 2014/2, do Curso de Graduação em Serviço Social sob a orientação da professora Aldeniza Rocha - Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso – IESMT.

Cuiabá-MT

Setembro/2014

Identificação

Nome do projeto. O que voce precisa saber sobre a Previdencia Social.

Local. Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

1. Justificativa:

Tendo em vista a grande dificuldade das pessoas em entender como funciona a Previdencia Social, iniciamos uma pesquisa voltada para a busca da compreensão do sistema previdenciario, como foi seu inicio, quem sãos os beneficiarios, como faço para fazer parte do sistema, como são feitas as contribuições, e quem tem o direito sobre os beneficios? Todos esses questionamentos são da grande maioria do povo brasileiro que muitas vezes por falta de informação deixa de ser beneficiado no momento que mais precisa, quando ficam doentes, sofrem acidentes e passam por situações, que na maioria dos casos sendo contribuintes da Previdencia Social, são amenizados pelos direitos que lhes são concedidos a partir do momento em que voce se torna incapaz para trabalhar e sustentar a si e a sua familia.

A Previdencia Social é a maior seguradora do povo brasileiro, esta presente em todo Pais por meio das agencias do Instituto nacional do Seguro Social (INSS), e é com o INSS que voce deve inscrever-se, contribuir mensalmente e solicitar beneficios.

2.1 Objetivo geral.

Conhecer o funcionamento da Precidencia Social.

2.2 Objetivos especificos.

O inicio da Previdência Social no Brasil.

Identificar as formas de contribuição.

Verificar quais os Beneficios concedidos .

Analisar o trabalho do serviço social no Ambito da Previdencia Social.

3 Fundamentação Teórica

3.1 Previdência social: chegou a hora de pensar no futuro.

Quem nunca pensou em aposentadoria, naquela curtida numa chácara, deitado numa rede, ou a beira da praia, comendo um peixinho e apreciando a bela natureza? Pois bem, nós iremos falar como chegar lá, mas antes vamos voltar no tempo, quando trabalhar era penoso, muito mais penoso que hoje. Até meados de 1750 a 1800 o trabalho era desgastante e não existia muito opção, ou se era “nobre” e vivia-se pela corte participando de festas, ou se era plebeu e vivia servindo alguém ou se era escravo.

Com o advento da revolução industrial, o trabalhador conquistou uma parcela de liberdade, mas ainda assim era obrigado a enfrentar uma jornada de trabalho de 14 a 18 horas diárias, não existia folgas semanais, nem direitos trabalhistas, e então, no final do século XIX começaram a surgir novos movimentos, pleiteando os primeiros direitos trabalhistas.

No brasil isso começou um pouco mais tarde, no início do século XX, com a chegada dos imigrantes, o País entrou numa nova fase de desenvolvimento, surgiram as primeiras industrias e o Estado de São Paulo começou a se transformar em um polo industrial importante, gerando muitos empregos. Mas ainda não existiam direitos trabalhistas e previdenciários. Com isso, começaram a surgir movimentos sindicais que reivindicavam esses direitos.

A previdência social no Brasil deu seus primeiros passos com a Lei Elói Chaves, de 1923, que criou as Caixas de Aposentadorias e pensões (CAPS), que eram geralmente organizadas por empresas e empregados]. As CAPS operavam em regime de capitalização, porém eram estruturalmente frágeis por possuírem um número pequeno de contribuintes e seguirem hipóteses demográficas de parâmetros duvidosos; outro fator de fragilidade era o elevado número de fraudes na concessão de benefícios.

Em 1930, o presidente do Brasil Getúlio Vargas suspendeu as aposentadorias das CAPS durante seis meses e promoveu uma reestruturação que acabou por substitui-las por Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS), que eram autarquias de nível nacional centralizadas no governo federal; dessa forma, a filiação passava a se dar por categorias profissionais, diferente do modelo das CAPS, que se organizavam por empresas.

Ao longo dos anos seguintes surgiriam os seguintes institutos:

• 1933 - IAPM - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos;

• 1934 - IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com