TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Departamento Pessoal

Dissertações: Oque é Departamento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Oq é departamento pessoal

Departamento pessoal éo setor responsável pelos funcionários da empresa,desde sua admissão ate a demissão.odp,comoe conhecido,possui basicamente,3setores com atribuições distintas:admissão,controle/manutenção e demissão.

Osetor de admissão cuida da parte de recrutamento e seleção do funcionário,de acordo com as necessidades das empresas.primeiro verifica-se operfil profissiografico(são todas as atribuições ,características profissionais do empregado)que a empresa esta procurando empregado.depois inicia-se o processo de recrutamento e seleção,por meio de escolha de currículos e fazendo entrevistas e dinâmicas de grupo.esse setor também é responsável pela integração do novo funcionário na empresa,nos critérios administrativos e jurídicos.esses setor registrar o empregado conforme legislaçao trabalhista vigente.

O setor de controle/manutenção é responsável pela confecção de folhas de pagamento,bem como controle de jornada de trabalho,salários ,pagamento de todos os impostos pertinentes aos funcionários, fluxo de frequência e todas as rotinas trabalhistas.por ultimo enao menos importante o setor de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação de trabalho de funcionário,elaborando sua rescisão do contrato de trabalho e representando a empressa nos órgãos oficiais do trabalho(drt)delegacia regional do trabalho,sindicatos,justiça do trabalho,etc).

e-mail:dpemanalise.blogspot.com.br

Qual a função

O departamento pessoal e a parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas.

Odepartamento pessoal é um setor da empresa q realiza tarefas e atividades especificas,na qual cuidam dos assuntos referentes aos funcionários,desde a contratação,pagamento de salários,transportes,férias,licença medica,13 salario,organização de horários e outros.

Nas empresas de menor porte,normalmente.não se tem o departamento pessoal,pois as atividades são efetuadas pelo contador da empresa.ja nas organizações de maior porte quase sempre são encontrados.

As divisões por setores do departamento pessoal variam de acordo com o tamanho,o prncipais setores são:

Setor de admissão que cuida da contrataçaodos funcionários q busca profissional do mercado de trabalho .de fato o departamento pessoal e de muita importância para uma empresa,pois sem eles as empresas não teria setor responsável q cuida –se desses assuntos.

Setor de Demissao:e o setor q demite um empregado,quando o serviço não esta produzindo bem ou por outros motivos.

www.administradores.com.br

Como surgiu

O departamento pessoal surgiu da necessidade de se administrar os custos provenientes dos funcionários, tal como deve de administrado as despesas provenientes de fatores de produção

www.catho.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com