TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Resumo e resenha

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

FILME OCTOBER SKY: Resumo e Resenha.

RIBEIRÃO PRETO

2016

RESUMO:

Resumos são instrumentos de trabalho dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completam. Sendo validos só quando contiverem, de forma sintética e clara, em ambos os casos destacando-se o valor dos achados de sua originalidade.

O resumo é a apresentação sintética e clara do texto destacando-se os elementos de maior interesse e importância, deixando em evidencia as principais ideias do autor da obra. Cuja finalidade consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses, etc., permitindo a quem lê se ira ou não consultar o texto completo. Seu caráter depende de seus objetivos: apresentar condensação do conteúdo expondo ao mesmo tempo tanto as finalidades e metodologia quanto os resultados obtidos e as conclusões da autoria, permitindo a utilização em trabalhos científicos e dispensando, portanto a leitura posterior do texto original.

Para resumir deve-se levar em consideração que em um texto bem estruturados, cada paragrafo corresponde a uma só ideia principal. Todavia alguns autores são repetitivos e usam palavras diferentes, que contem a mesma ideia, em mais de um paragrafo, por questões didáticas ou de estilo.

Contudo há diferentes tipos de resumo que dependera do caráter do trabalho cientifico a ser abordado sendo eles:

• Resumo descritivo ou indicativo: Descrevem-se os principais tópicos dos textos originais, e indica sucintamente seu conteúdo; não dispensando a leitura do texto original para a compreensão do assunto. Quanto a extensão não deve ultrapassar quinze ou vinte linhas; porem o resumo descritivo não deve limitar-se a enumeração pura e simples das partes do trabalho.

• Resumo analítico ou informativo: É o tipo de resumo que reduz o texto a um terço ou um quarto do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo porem as ideias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo. O resumo informativo é o mais solicitado nos cursos de graduação; e deve dispensar a leitura do texto original para o conhecimento do assunto.

• Resumo critico: Mantem as ideias fundamentais, mas permite opiniões e comentários do autor do resumo. Tal como o resumo informativo, dispensa a leitura do original para a compreensão do assunto.

• Sinopse: Indica-se o tema ou assunto da obra e suas partes principais. Trata-se de um resumo bem curto, elaborado apenas pelo autor da obra ou por seus editores.

Há varias maneiras de elaborar um resumo de um texto, com maior ou menor numero de informações a cerca de seu conteúdo dependendo apenas da finalidade ou dos objetivos do resumo para se escolher o mais adequado tipo de resumo.

RESENHA:

Resenha, é uma síntese ou um comentário das obras publicadas; tendo papel importante na vida cientifica de qualquer estudante e dos especialistas, pois é através delas que se toma conhecimento, prévio do conteúdo e do valor de uma obra, fundando-se nesta informação a decisão de ler ou não o livro, seja para um estudo ou um trabalho em particular.

Uma resenha pode ser puramente informativa, quando expõe apenas o conteúdo do texto; é critica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado; é critico informativa quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre a obra analisada.

A resenha estrutura-se em varias partes lógico-redacionais. Abre-se com um cabeçalho, no qual são transcritos os dados bibliográficos da publicação resenhada; uma pequena informação do autor da obra, dispensável se o autor for muito conhecido; uma exposição sintética do conteúdo do texto, que deve ser objetiva e conter os pontos principais e mais significativos da obra analisada. Deve-se passar ao leitor uma visão precisa, destacando o assunto, a ideia central, os principais passos de raciocínio do autor. Finalmente deve-se conter um comentário critico. Trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou, podendo assinalar tantos os aspectos positivos quanto aos negativos também. Assim, pode-se destacar a contribuição que o texto traz para determinados setores ou áreas do conhecimento. Sendo esse comentário normalmente feito como ultimo momento da resenha, após a exposição do conteúdo. Mas pode ser distribuído difusamente, junto com os momentos anteriores: expõe-se e comenta-se simultaneamente as ideias do autor.

Na medida em que o resenhista expõe e aprecia as ideias do autor ele estabelece um dialogo com o mesmo. Nesse sentido, o resenhista pode até expor suas próprias ideias, defendendo seus pontos de vista, coincidentes ou não com aqueles do autor resenhado.

RESUMO DO FILME OCTOBER SKY

O filme october sky relata a história de quatro garotos mas especialmente de um, Homer. Vivendo em uma cidadezinha dos EUA, onde o futuro dos garotos são bem limitado, tendo apenas duas opções a vista, seguir os passos de seus pais e trabalhar na mina de carvão local ou conseguir uma bolsa em uma universidade conceituada através do esporte onde Homer e seu irmão disputam a atenção dos olheiros e de seu pai, Homer, no entanto não consegue a tão sonhada bolsa.

Naquela época ocorre o lançamento do primeiro foguete em orbita o Sputnik, que futuramente esse marco histórico poderá mudar a vida deles, pois Homer se sente inspirado a construir um foguete, chamando seus amigos começam a construir o foguete. Depois de ter montado e destruído a cerca da casa chamam o nerd da sala para completar o quarteto e depois do experimento bem sucedido eles caem nos olhares da professora de matemática e através dela descobrem que ainda há um jeito de conseguir a bolsa para a universidade, tendo eles que ganhar a feira nacional de ciências. Agora com o apoio da professora continuam a construir seu foguete para feira e no decorrer dos dias eles faziam os experimentos dentro da cidade mais por causa de várias situações inusitadas como o incêndio da floresta que futuramente irão provar a inocência do grupo e a incompreensão dos habitantes.

No decorrer das reviravoltas que o filme da; o pai autoritário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com