TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Resenha do Livro “O Empreendedor” de Ronald Degen

Por:   •  30/10/2015  •  Resenha  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo do Livro “O Empreendedor” de Ronald Degen / Capítulos VI e VII

Dinâmica de Negócios

A integração dos negócios com o ambiente empresarial, com a sociedade e com o meio ambiente é o que chamamos de dinâmica de negócios, e seguem padrões estruturais que precisam ser considerados no desenvolvimento de um negócio.

A influência no meio ambiente dos negócios pode ser sazonal, regida pelo clima e estações do ano, ou pode ser uma tendencia, como o aquecimento da Terra e a redução da camada de ozônio que nos protege dos raios solares.

Os principais padrões estruturais que regem a integração dos negócios em seus mercados são: lei de oferta e demanda; ciclo de vida de produtos e serviços; economia de escala e curva de experiência; preço, economia de escala, curva de experiência e ciclo de vida; cadeia de valor; participação de mercado; segmentação e diferenciação; ciclo financeiro; desenvolvimento sustentável.

Lei da oferta e demanda

De acordo com essa lei, os fornecedores do produto ou serviço só conseguem cobrar o mesmo preço pelo seu produto e serviço. Isso porque os compradores com a informação do preço sempre optarão pelo menor preço. Quem cobrar mais do que o menor preço não vai vender. Portanto, o menor preço do fornecedor vai definir o preço para todo mercado, se a oferta for ilimitada.

A demanda por um produto ou serviço pode ser limitada e, por isso, inelástica à diminuição do preço. Por exemplo, quando um número de casamentos em uma comunidade é limitado não adianta a igreja e o bufê diminuírem os custos da cerimônia e da festa , pois, o número de casamentos não vai aumentar significativamente.

Na prática, nenhum mercado real se aproxima do ideal, em que todos os fornecedores e compradores têm todas as informações sobre os preços e as capacidades dos fornecedores. Po isso, a lei da oferta e demanda é só uma aproximação simplista da realidade muito mais complexa dos mercados.

Ciclo de vida de produtos e serviços

Quando o candidato a empreendedor abre um negócio baseado em um produto ou serviço ele espera que esse serviço ou produto tenha uma via longa e rentável. Para chegar ao nível de boas rendas rentáveis, o candidato a empreendedor deve começar desenvolvendo o produto ou o serviço e planejando sua introdução no mercado e o crescimento das vendas até atingir o nível de boas vendas rentáveis ou maturidade do produto ou serviço. Como nada é eterno, o tempo de boas vendas rentáveis é limitado por força do “processo de destruição criativa”. Essa sequência de fases pelo qual passa um novo produto ou serviço – desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio – é o ciclo de vida de produtos e serviços.

A economia de escala e curva de experiência

Sao efeitos que fazem com que o custo de produção ou da prestação de um serviços caia com o volume e a experiência, respectivamente de produção ou de prestação de serviços.

Preço, economia de escala, curva de experiência e ciclo de vida

O efeito da economia de escala e da curva de experiência nos leva a concluir que, quanto maior o mercado do produto ou serviço e maior o tempo que esta sendo ofertado, maiores são as possibilidades de que os custos de produção ou prestação de serviço se reduzam e, num mercado competitivo, o preço desse serviço ou produto também reduz. Com isso o possível maior lucro com redução dos custos não se realiza e os ganhos devido à economia de escala e a curva de experiência são repassados por meio de sucessivas reduçõs de preços.

Cadeia de valor

É toda cadeia de atividades necessária de um negócio para, partindo de insumos comprados a fornecedores, levar seus produtos ou serviços até os clientes finais.

Em cada elo da cadeia, os produtos ou serviços ganham algum valor. O valor agregado aos produtos ou serviços pelos elos da cadeia de valor é a diferença entre o valor da renda desse produtos ou serviços e o valor de seus insumos antes da atividade realizada pelos elos da cadeia em questão.

Participação no mercado, segmentação e diferenciação

Os efeitos da economia de escala e da curva de experiência indicam que os concorrentes com maior participação no mercado têm vantagens de custo em relação àqueles com menor participação. Isso, porque com maior volume de produção ou prestação de um serviço, os custos dos concorrentes com maior participação são menores do que os custos daqueles com menor participação devido ao efeito da economia de escala.

A segmentação do mercado é o processo de dividir os produtos ou serviço em grupos menores de acordo com as suas características, necessidades ou valorização dos atributos de valor do produto ou serviço. Os consumidores podem ser classificados ao longo de três dimensões principais: características básicas, estilo de vida e comportamento psicológico.

A diferenciação difere da segmentação em seu propósito básico. A diferenciação enfoca o como competir no mercado com uma oferta que atenda melhor os atributos de valor dos clientes do que as ofertas dos concorrentes. A segmentação do mercado se baseia na estrutura do mercado e na avaliação das necessidades e dos atributos de valor dos possíveis segmentos de clientes e a diferenciação é uma escolha estratégica de como competir no mercado.

Ciclos Financeiros

Todo candidato a empreendedor tem a sua disposição recursos financeiros próprios ou de terceiros e chamamos esses recursos de recursos potencias para serem investidos no negócio que podem ser direcionados para a operação no ciclo financeiro de curto prazo ou ciclo financeiro operacional ou para investimento no ciclo financeiro de longo prazo ou ciclo financeiro de investimento.

Desenvolvimento de mercado

Todos os negócios são caracterizados como sistemas abertos ou auto-sustentáveis que agregam valor a recursos externos, transformando-os em produtos ou serviços. E interagem com outros negócios, com o ambiente empresarial, com a sociedade e com o meio ambiente em que estão inseridos. De acordo com essa caracterização, um negócio para ser bem-sucedido, deve ser auto-sustentável no curto prazo por meio de uma geração de caixa positiva e no longo prazo se contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade em que está inserido. Isto é, um negócio deve atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com