TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Imprudente

Pesquisas Acadêmicas: Ordem Imprudente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

1 QUESTÕES PROPOSTAS

1.1.1 Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda às questões que seguem:

a) Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?

O trabalho deveria ser executado por profissional treinado e habilitado a manipular produtos explosivos, deveria haver uma pessoa encarregada pela obra acompanhando o serviço do trabalhador para verificar se o mesmo estava cumprindo as exigências de segurança de trabalho, bem como, utilizando todos os EPI’s e EPC’s.

b) Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?

Deveriam ser aplicadas as normas: NR02 (inspeção prévia), NR06 (equipamentos de proteção individuais), NR09(programa de prevenção de riscos ambientais), NR11(transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), NR16 (atividades e operações perigosas) e NR19 (explosivos). Tais normas poderiam ser aplicadas com treinamento e acompanhamento das atividades.

1.1.2 Na disciplina de Relações Interpessoais, você percebeu que a comunicação e os conflitos interferem e influenciam diretamente o sistema de gestão existente nas organizações e nas relações interpessoais. Assim, de acordo com o texto “Ordem Imprudente”, responda:

a) Qual é a responsabilidade do encarregado da obra no acidente ocorrido?

Responsabilidade criminal, pena ou detenção, caso haja comprovação da culpa no acidente. Por haver negligenciado normas de segurança.

b) A comunicação foi clara para a realização das atividades atribuídas ao empregado? Justifique sua resposta.

A comunicação não foi clara. Houve falhas por parte do encarregado em passar as informações e orientações ao empregado. A comunicação deveria ser feita maneira clara e objetiva e também através da OSS (Ordem de Serviço e Segurança) ao empregado. O encarregado simplesmente ordenou que o empregado executasse o serviço, não se preocupando com as conseqüências.

c) O acidente ocasionou um “dano psicológico”. Este dano traduz qual tipo de conflito? Justifique sua resposta.

A princípio foi ocasionado um conflito intrapessoal, pois os danos provocarão alterações em sua rotina habitual, podendo pode evoluir para conflitos intrapessoais como com as pessoas de seu círculo de relacionamento, pois a dificuldade de convívio aumenta.

d) Quais são os princípios éticos e morais violados nesse trabalho que, ao final, ocasionou danos ao trabalhador? Existe uma política clara na descrição dos cargos e na distribuição de tarefas e sua execução?

Não houve o cumprimento das leis, prevista no Código Civil, este foi um dos princípios éticos violados, que motivou o acidente.O funcionário também não foi tratado com dignidade e respeito.Pode-se perceber que cada funcionário tinha seu cargo definido, porem não o mesmo não era respeitado na hora da execução das tarefas.

1.1.3 A disciplina de Ergonomia Industrial trata de aspectos relacionados à organização do trabalho. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com