TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordens Arquitetônicas Da Grécia

Pesquisas Acadêmicas: Ordens Arquitetônicas Da Grécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Uma ordem arquitetônica, dentro do contexto da arquitetura clássica, é um sistema arquitetônico que afeta o projeto de um edifício dotando-o de características próprias e associando-o a uma determinada linguagem e a um determinado estilo histórico. Compreende o conjunto de elementos previamente definidos e padronizados que, relacionando-se entre si e com o todo de um modo coerente, conferem harmonia, unidade e proporção a um edifício segundo os preceitos clássicos de beleza. A arte foi um dos maiores testemunhos e duradouros legados que esta civilização nos deixou.

As diferentes ordens arquitetônicas foram criadas na Antiguidade Clássica, embora elas tenham eventualmente sido alteradas quando de sua reinterpretação em períodos como o do Renascimento

A arquitetura grega que chegou até nós é sobretudo religiosa e nela podemos ver os conceitos racionalidade, proporção, harmonia e simplicidade. Por detrás desta imagem de simplicidade, está um rigoroso processo de cálculos geométricos e matemáticos.

Com base em regras que definiam as medidas e relações de proporção entre os diversos elementos construtivos, os gregos criaram o conceito de ordens arquitetônicas . São elas dórica, jónica e coríntia.

ORDEM DÓRICA

A ordem dórica surge nas costas do Peloponeso, ao sul e apresenta-se no auge no século V a.C.. É principalmente empregada no exterior de templos dedicados a divindades masculinas e é a mais simples das três ordens gregas definindo um edifício em geral baixo e de carácter sólido. A coluna não tem base, tem entre quatro a oito módulos de altura, o fuste é raramente monolítico e apresenta vinte estrias ou sulcos verticas denominados de caneluras.

O capitel é formado pelo équino, ou coxim, que se assemelha a uma almofada e por um elemento quadrangular, o ábaco. O friso é intercalado por módulos compostos de três estrias verticas, os tríglifos, com dois painéis consecutivos lisos ou decorados, as métopas. A cornija apresenta-se horizontal nas alas, quebrando-se em ângulo nas fachadas de acordo com o telhado de duas águas.

A versão romana transmite, em geral, maior leveza através das suas dimensões mais reduzidas.

Partenon construído na acrópole de Athenas por ordem de Péricles,Um dos pontos mais altos da arte grega .

ORDEM JÔNICA

A ordem jônica surge a leste, na Grécia oriental e seria, por volta de 450 a.C., adoptada também por Atenas. Desenvolvendo-se paralelamente ao dórico apresenta, no entanto, formas mais fluidas e uma leveza geral, sendo mais utilizado em templos dedicados a divindades femininas. A coluna possui uma base larga, tem geralmente nove módulos de altura, o fuste é mais elegante e apresenta vinte e quatro caneluras. O capitel acentua a analogia vegetal da coluna pela criação de um elemento novo entre o coxim e o ábaco de carácter fitomórfico. Este elemento dispõe de dois “rolos” consideravelmente projetados para os lados, as volutas. O friso passa a ter elemento único decorado em continuidade.

ORDEM CORINTIO

Também denominado como capitel coríntio é característico do final do século V a.C. e, utilizado inicialmente só no interior, é um estilo notoriamente mais decorativo e trabalhado. A coluna possui geralmente dez módulos de altura e o fuste é composto por vinte e quatro caneluras afiadas. O capitel apresenta uma profusão decorativa de rebentos e folhas de acanto tendo-se tornado o capitel de uso generalizado na época romana. O teto passa a ser horizontal.

As diferenças entre as várias ordens são visíveis ao nível da decoração, medidas, volume.

- A ordem dórica é a mais antiga, robusta e sóbria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com