TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao Social No Brasil

Monografias: Organizaçao Social No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  256 Visualizações

Antropologia Aplicada ao Serviço Social

O termo Antropologia, significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.

Ciência Social – propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados

Ciência humana – volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.

Ciência natural – interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução

Hoebel e Frost afirmam que a antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo, e nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações dos ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada

O antropólogo social é aquele que, levando em conta as diferenças existentes entre grupos humanos preocupa-se em conhecer as relações sociais que as regem. Cada aspecto da vida social – o familiar, o econômico, o político, o religioso, o jurídico – só pode ser compreendido, se estudado em relação aos demais, como parte de um conjunto integrado.

Lucy Mair , afirma que cabe ao antropólogo Social observar a totalidade das relações que agem entre as pessoas na unidade social que estudamos, uma sociedade deve ser observada e estudada como um todo, a partir de suas instituições, chegando- se até a sua estrutura e organização.

Moradores de Favela

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com