TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Um Show Musica

Artigos Científicos: Organização De Um Show Musica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZAÇÃO DE UM SHOW MUSICAL

Qual a data ideal?

A data de realização do evento é decisiva para o sucesso ou fracasso do mesmo, é preciso defini-la com muito cuidado. Verifique se há eventos previstos na data pretendida na mesma cidade ou regiões próximas que possam dividir o público que poderia ir ao seu show. A proximidade de feriados também pode ser prejudicial, caso a cidade de realização do evento não seja turística.

O local

A primeira coisa a se pensar antes de definir o local, é o público estimado para o evento. Quantas pessoas você espera receber? Descarte lugares muito grandes para públicos reduzidos. Defina também se o evento será em local fechado ou aberto. Em locais fechados, verifique itens como: saída de emergência, circulação de ar, localização e quantidade de banheiros disponíveis, acessibilidade, boa acústica, facilidade de acesso através de ônibus e táxi, entre outros. Verifique também o histórico de eventos realizados no local, se a casa é conhecida por receber eventos musicais do estilo punk, dificilmente atrairá o público gospel. Lembre-se sempre de solicitar previamente o alvará de funcionamento para seu evento.

Faça o check-list e o orçamento detalhado

Faça um check-list com todos os serviços que precisam ser contratados e todas as coisas que devam ser compradas. Esta lista irá ajudar você a ter o controle das atividades e a não esquecer nada, juntar informações como o contato dos responsáveis pelas atividades e dos fornecedores, e ainda ter o controle dos prazos.

Depois, faça o orçamento detalhado para te ajudar no controle total de cada gasto.

Contratações

Na etapa de contratações é preciso recrutar uma equipe qualificada. O produtor deve contar com um grupo de profissionais experientes na área de eventos. Vale lembrar que não podem faltar equipes de som, montagem, limpeza e segurança. No que diz respeito à parte técnica, procure profissionais renomados, investigue possíveis processos na justiça e busque o máximo de referências. Se essa equipe falhar, o evento pode ir por água abaixo.

Outro contratado que merece atenção é o próprio artista. Muito do evento musical começa por aí, afinal, é preciso contratar uma banda, músico ou DJ. que se encaixe na identidade da produção e no seu orçamento. Além do cachê, observe as exigências da atração e não deixe de inserir cláusulas que protejam a organização do show em caso de contratempos.

Taxas do ECAD

Antes de qualquer evento musical, é necessário cumprir as obrigações com o órgão de fiscalização dos direitos autorais. Estamos falando do ECAD, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Normalmente, em um show são apresentadas músicas de diferentes compositores. Se esse for o caso do seu evento, é preciso pagas as taxas equivalentes ao direito autoral das músicas a serem executadas. O valor cobrado pelo ECAD varia de acordo com o evento. Para saber mais acesse: www.ecad.org.br

Divulgação e venda de ingressos

A chave para o sucesso de público de qualquer evento é uma boa divulgação. Utilize veículos de comunicação locais, e-mail marketing, e todo o meio que consiga atingir o público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com