TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Artigos Científicos: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Laiane Maria C Ornelas RA: 1299201549

Lecilda Pereira da Silva RA:4717910917

Maria Coelho de Souza RA:8741124379

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa

Tutor Presencial: Michelle Pinho

TAGUATINGA – DF

ABRIL /2014

Sumário

Introdução 4

A estrutura e funcionamento da educação infantil e ensino fundamental no Brasil 5

A estrutura e funcionamento da educação infantil e ensino fundamental no Brasil 6

Vantagens e Desvantagens do ensino fundamental de nove Anos 7

Vantagens e Desvantagens do ensino fundamental de nove Anos 8

Vantagens e Desvantagens do ensino fundamental de nove Anos 9

Organização auxiliar da escola 10

Organização auxiliar da escola 11

Mapa Conceitual 12

Mapa Conceitual 13

Mapa Conceitual 14

Considerações Finais 15

Referências Bibliograficas 16

Introdução

De acordo com o que foi estudado abordaremos neste trabalho de forma clara e objetiva sobre Organização e metodologia do ensino fundamental, sobre a estrutura e funcionamento da educação infantil e do ensino fundamental no Brasil considerando as mudanças ocorridas na educação depois da lei n 9.394/96, e suas vantagens e desvantagens para o ensino fundamental apresentaremos também a organização e formas de funcionamento e suas contribuições para o corpo docente e alunos da escola centro de ensino fundamental 05 Taguatinga-DF. Apresentaremos um mapa conceitual com os principais pontos sobre o assunto abordar.

PRIMEIRA ETAPA

Estrutura e Funcionamento da educação Infantil e do ensino Fundamental no Brasil.

Bom primeiramente o parâmetro curricular é uma referência de ações e orientações pedagógicas e visa como um conjunto as práticas educativas na tentativa de criar e promover qualidades para o exercício da cidadania das crianças brasileiras, a fim de possibilitar a criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso e coerente para a construção de uma autoestima positiva.

Dando assim direito as crianças de até 06 anos uma qualidade de experiências que contribuem para o bem estarem da cidadania introduzida nos seguintes princípios: dando direito a brincarem, a pensar de uma forma particular delas, livre acesso a todos os bens que ajudam no desenvolvimento de sua identidade. E os primeiros Sistemas Educacionais Brasileiros desfavoreceu grande parte da educação garantindo o acesso à educação somente a elite.

Segundo Ribeiro (1989), ao referir-se a esse longo período , que éramos um país de Doutores e analfabetos, pois tínhamos cursos superiores para poucos , nenhum incentivoa formação de professores e escassos recursos para escola pública . Com a lei n° 9.394/96 LDB ( lei de diretrizese bases da educação) buscou-se levando em consideração a realidade educacional acima descrito , normalizar o sistema educacional e garantir acesso a educação de igual para todos. Essa lei traz um conjunto de definições politicas que orientam o sistema educacional e introduz mudanças significativas na educação básica no Brasil . A LDB trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país . Esta lei visa tomar a escola um espaço de participação social , valorizando a democracia , o respeito , a pluralidade cultural e a formação do cidadão.

O Ministério da Educação busca promover um ensino de qualidade que só será possível com a participação conjunta da sociedade. Com o envolvimento de pais, alunos, professores e gestores, a educação se tornará um compromisso e uma conquista de todos.1934 -A educação passa ser vista como um direito de todos , devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

É através da estrutura e funcionamento da educação Infantil e do ensino fundamental que o professor deve resgatar o valor do seu trabalho, sendo que no contexto da sociedade Burguesa este foi restringindo a executar tarefas já pensadas e elaboradas em outras existências .

Outra questão a ser tratada pela disciplina educacional é o avanço da tecnologia dentro do contexto educacional , apresenta condições que podem determinar as formas de se produzir ensino-aprendizagem limitando possibilidades e alternativas de aprendizagem mais produtivas e interessantes .

O Ministério da Educação (MEC) dar condições necessárias a todo processo, já que é suas atribuições criar normas, acompanhar e avaliar normas e programas federais, implantar políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com