TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Trabalho Universitário: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Desafio

A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno. A confecção de um mapa conceitual observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e fazendo uma breve reflexão do universo de uma criança, com base em vários autores e teorias, tais como de Henri Wallom, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que estudaram o processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito participativo neste processo.

Texto enumerativo do Sistema de Ensino Brasileiro

1. Transformação

2. Concretas

3. Práticas Pedagógicas

4. Decodificação

5. Educação Infantil

6. Educação Fundamental

7. Processo Produtivo

8. Sistema Educacional

9. Escola (base)

10. Contexto (político, social e econômico)

11. Tecnologia

12. Profissional

13. Agente de educação (não repassador de conhecimento)

14. Superação

15. Participação

Etapa 1

De acordo com o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Através de uma programação pedagógica baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Escola oportunizar diversificados âmbitos de experimentação e atividades, a fim de possibilitar à criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso e coerente, para a construção de uma auto estima positiva e, por outro lado, ampliar o seu universo cultural para que conquiste progressivamente segurança e autonomia, percebendo-se como um ser que usufrui e interfere no meio, expresse suas vivências, conheça seu próprio corpo, capacitação, limitação, necessidades e possibilidades, enfim, desenvolva todo o potencial de sua cidadania enquanto ser humano.

Organização Administrativa e do Corpo Docente:

A Equipe escolar é constituída por equipe técnica da qual fazem parte a diretora, da escola, o assistente da diretora e a coordenadora pedagógica.

Equipe Docente da qual fazem parte as professoras em regência de classe.

Equipe Administrativa Auxiliar da qual fazem parte as, auxiliares de classe, auxiliar de serviços gerais e cozinheira.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches, para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, é obrigatório e gratuito na escola pública, cabendo ao Poder Público garantir sua oferta para todos, inclusive aos que a ele não tiveram acesso na idade própria. O ensino médio, etapa final da educação básica, tem duração mínima de três anos e atende a formação geral do educando, podendo incluir programas de preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional.

Além do ensino regular, integram a educação formal: a educação especial, para os portadores de necessidades especiais; a educação de jovens e adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, às ciências e à tecnologia, com o objetivo de conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. O ensino de nível técnico é ministrado de forma independente do ensino médio regular. Este, entretanto, é requisito para a obtenção do diploma de técnico.

Tomando as devidas cautelas, o ensino nas mãos de professores competentes, o acréscimo de mais um ano no ensino fundamental vem socorrer, especialmente, as crianças carentes, crianças oriundas das classes mais pobres da população, porque as crianças bem nascidas já freqüentam a pré-escola de 0 a 6 anos ou, na pior das hipóteses, dos 4 aos 6 anos e ganham vantagens não só pelos seus 6 anos de idade, como pelo todo período que o antecede.

Professores precisam se desprender de métodos antigos de ensino de aprendizagem, achando que todos os alunos teriam que aprender simultaneamente.

Formação do Profissional

Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/uma-reflexao-sobre-o-sistema-educacional-brasileiro/

http://www.suapesquisa.com/educacaobrasil/

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14303%3Acne-atribuicoes&catid=323%3Aorgaos-vinculados&Itemid=754

Etapa 2

Alem de assegurar as crianças um tempo mais longo no convívio escolar com mais a oportunidade de aprender e é um ensino com mais qualidade, está é a nova proposta do MEC, com a implantação do ensino fundamental de nove anos.

Sobre este tema a varias controvérsias a favor e contra, pois há profissionais que aposta que com o ensino de nove anos vai possibilitar a população brasileira com o enriquecimento curricular e este alargamento do tempo uma aprendizagem mais densa, com variações de procedimentos metodológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com